Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos com aplicação no Campus

Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos com aplicação no Campus

Desde 2009, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) conta com o curso de Engenharia Mecânica, no Centro de Tecnologia (CT). Apesar de ser um curso novo na Instituição, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos mostram compromisso do corpo discente e docente com o ensino, a pesquisa científica e a transferência de conhecimentos em prol da sociedade.

Um prova disso são os trabalhos desenvolvidos pelos alunos Alexandro Paz, Anderson Soares, Ismael Felix, Sergio Augusto e Valdson Gonçalves, que cursam o 3º período de Engenharia Mecânica. O grupo Sketch Mec é autor de dois trabalhos que serão apresentados em congressos internacionais: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o XI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica (CIBEM).

No período de 22 a 26 de Junho, em Recife, os alunos apresentaram no SBPC, o projeto intitulado de "Temporizador Automatizado Eletromecânico aplicado à Irrigação". O trabalho consiste no desenvolvimento de um temporizador que automatiza o processo de irrigação no CT. Usando uma tecnologia bastante acessível, o temporizador pode ser manipulado e reproduzido facilmente.

Em novembro, o segundo trabalho desenvolvido por eles será apresentado na cidade de La Plata, na Argentina, no CIBEM. Com o título "Nivelador Automático de Estação Total", o projeto propõe o uso de um nivelador automático para Estação Total (instrumento eletrônico empregado na medida de ângulos e distâncias, que é amplamente utilizado por alunos dos cursos de Construção Civil).

Orientados pela professora Dr.ª Simone Santos, com a colaboração da professora Msc. Sandra Santos, o grande diferencial dos projetos desenvolvidos pelos alunos é a preocupação em trazer melhorias para a comunidade acadêmica. Ratificando o objetivo, o grupo desenvolveu dois outros projeto: Régua Paralela Portátil e Quadricóptero (veículo aéreo não tripulado). A régua desenvolvida por eles pode ser utilizada em qualquer superfície plana e rígida, dispensando o uso da mesa de desenho. A invenção além de ter um menor custo em relação à mesa, é portátil, facilitando, assim, a execução dos trabalhos acadêmicos dos alunos, inclusive de outros cursos, como Arquitetura. "A ideia surgiu quando nós começamos a ter que fazer os trabalhos da Universidade em casa. A mesa de desenho custa R$500,00 e, por isso, a maioria dos alunos não pode comprar. Pensando nisso, nós desenvolvemos uma régua paralela portátil, que pode ser utilizada na bancada da biblioteca, por exemplo, e em qualquer outro lugar rígido e plano", explicou o estudante Alexandro Paz.

Já o quadricóptero foi desenvolvido pensando na segurança do campus. "Será acoplada uma câmera ao quadricóptero, que fará a monitoração e segurança do campus, evitando incidentes", explicou a orientadora do projeto, que foi submetido para a avaliação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Além disso, o nivelador automático para estação total e a régua paralela portátil serão patenteados pelo grupo. A professora Simone Santos já enviou o processo de patente da régua para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFPI, que facilitará o pedido.

Durante o período de férias, o grupo ministrou um minicurso de Integração de Hardware e Software (Arduino), na UFPI. Arduino é a plataforma de prototipagem que utilizaram nos projetos aprovados para os Congressos. "Os alunos preocupam-se em repassar conhecimento para os outros alunos e isso é muito bom, além do incentivo à formação de outros grupos, como este", afirmou a professora da disciplina de Desenho Técnico, Sandra Saraiva, colaboradora dos projetos.

O grupo está inscrito, com 10 trabalhos, no 11º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. A Alcoa é uma empresa multinacional, que atua em 31 países e com filial no Brasil. O concurso tem como objetivo estimular a utilização do alumínio, material infinitamente reciclável, para criar projetos com soluções inovadoras de produtos ou aplicações com esse metal.