Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza reunião para avaliação de projetos para PIBIC biênio 2013-2014

UFPI realiza reunião para avaliação de projetos para PIBIC biênio 2013-2014

Finalizou-se hoje (28), na sala de vídeo conferência da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a reunião da Comissão de Avaliação do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A reunião teve como objetivo avaliar os projetos de iniciação científica submetidos por professores da Universidade para o biênio 2013-2014 e contou com a presença de nove professores de diversas instituições públicas de ensino do país. Ao todo, foram mais de 450 projetos inscritos, enviados por mais de 320 professores dos cinco campi da UFPI.

Professores da UFPI e de outros estado durante a reunião

As atividades do comitê de avaliação iniciaram na quarta-feira (26), sob a coordenação da professora Jaíra Maria Alcobaça Gomes, coordenadora geral de pesquisa da UFPI, que explicou que a avaliação dos professores e dos trabalhos são feitas por duas comissões diferentes: a interna, composta por professores da UFPI, e a externa, composta por professores de outras Instituições que têm larga experiência com iniciação científica. "Primeiramente, o comitê interno realiza a seleção dos orientadores. Já o comitê externo começa seu trabalho a partir da avaliação dos projetos em si, contando com um parecer do comitê interno sobre os mesmos. A partir do momento em que os projetos são aceitos, é feita a distribuição das bolsas entre os professores, que elegem os critérios de seleção de alunos", explicou.

A consultora externa Anita Aline, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem mais de 10 anos como colaboradora da UFPI na avaliação dos trabalhos do PIBIC, destacou os avanços que o Programa tem alcançado durante os últimos anos. "Eu acompanho o PIBIC/UFPI há quase 10 anos e só tenho a registrar o avanço no número de pesquisadores, no número de alunos que são atendidos, e a qualidade dos projetos desenvolvidos, que são radicados nas necessidades locais e com uma preocupação enorme no sentido de contribuir para a reformulação de políticas para a implantação de mudanças, sejam elas tópicas ou mais amplas. A Universidade está de parabéns", declarou.

Professora Jaíra Alcobaça e o Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ), Pedro Vilarinho, durante a reunião

A professora da Universidade de São Paulo (USP) Rosa Ester Rossini comentou sobre a importância da iniciação científica para o estudante de graduação. "O jovem que entra numa iniciação científica, ao partir para o mestrado e para o doutorado, tem uma chance menor de não conseguir alcançar o propósito da sua pós-graduação. Então, a iniciação científica é um projeto que abre as portas para o futuro do jovem estudante. Acredito que seja o programa mais democrático que existe, pois independe da classe social", disse a consultora externa.

PIBITI - Programa de Iniciação Em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Nos dias 26 e 27 de Junho, o comitê de avaliação para o PIBITI biênio 2013-2014 esteve reunido no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI), em Teresina. A comissão de avaliação é formada pelos Comitês Interno e Externo; aquele composto por oito professores da UFPI, e este constituído por dois avaliadores externos (Cláudia do Ó Pessoa,UFC, e Suzana Leitão Russo, UFSE).  Os Comitês Interno e Externo avaliaram 51 projetos e 62 Planos de Trabalho dos cinco campi da universidade.

O comitê de avaliação tem como objetivos: avaliar o caráter tecnológico dos projetos e planos de trabalho submetidos ao Edital PIBITI e verificar os projetos com potencial para geração de um possível produto tecnológico passível de proteção. Assim, o Comitê Externo esteve na UFPI, nos dias 26 e 27 de junho, para avaliação in loco dos projetos e planos de trabalho, além da realização de reunião com o Comitê Interno.

Segundo a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/UFPI), Prof.ª Dr.ª Márcia Rizzo, o próximo passo do Comitê Interno será a realização de uma reunião para romover a distribuição de bolsas por orientador e divulgação do resultado parcial. Ainda, haverá mais um encontro do Comitê Interno para avaliação dos pedidos de reconsideração.