Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa a XI Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI

Começa a XI Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI

Na noite desta quinta-feira (27), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, iniciaram-se os trabalhos da XI Jornada Acadêmica de Odontologia (JAO) da UFPI. Com o tema "As Inovações Tecnológicas em Odontologia", a programação do evento, que acontece até o próximo sábado (29), conta com cursos, mesas redondas, além de conferências e exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos por alunos de Instituições de Ensino Superior.

A Vice-Reitora, Nadir Nogueira, durante a solenidade de abertura da XI JAO

Representando o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, a vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira deu as boas-vindas aos participantes e destacou o crescimento do curso de Odontologia nos últimos anos. "A Odontologia da UFPI é anterior à fundação da instituição, e durante esses cinquenta anos vem formando profissionais competentes e os melhores do Piauí. Este evento engrandece e traduz a competência e a preocupação da atualização profissional com nossos alunos e docentes. Acreditamos na competência dos nossos professores para, no futuro não muito distante, implantarmos o doutorado em nossa instituição", frisou a Vice-Reitora.

Alunos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior do Estado presentes na abertura da XI JAO

A coordenadora do curso de Odontologia da UFPI e presidente da comissão organizadora da JAO, Prof.ª Dr.ª Simone Lobão, explicou que o evento tem como principal intuito integrar alunos da graduação e pós-graduação de diferentes instituições. "Pretendemos estimular a iniciação científica dos alunos de graduação e integração entre diversas instituições de ensino superior. Além disso, temos como objetivo divulgar os trabalhos científicos e trazer personalidades de renome nacional para novos conhecimentos e tecnologias", disse a coordenadora.

Prof.ª Dr.ª Simone Lobão, coordenadora do curso de Odontologia da UFPI e presidente da comissão organizadora da XI Jornada Acadêmica de Odontologia

Simone Lobão destacou, ainda, que a universidade é a primeira e a única instituição a ter mestrado na área no Piauí. "Este evento coincide com o último mês da nossa gestão à frente da coordenação do curso. Após quatro anos de muito trabalho, a Odontologia da UFPI aumentou seu quadro docente e implantou o primeiro mestrado na área no Piauí", ressaltou.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde do campus Ministro Petrônio Portella, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, falou sobre os investimentos tecnológicos no curso. "A Odontologia passa por um momento de bastante felicidade. Nos últimos anos, foi investido muito em suas instalações, inclusive com tecnologia de ponta, que não deixa a desejar em nenhum lugar do país. Recomendo a todos os alunos que tenham compromisso e que aproveitem este evento para absorver o máximo de informações possíveis com docentes e convidados", disse Regina Ferraz.

A professora da Universidade de São Paulo (USP), Dr.ª Adriana Passanezi Sant'Ana, foi convidada a proferir a primeira conferência do evento, cujo tema é "Inovações Tecnológicas em Odontologia". Outro convidado de renome nacional é o professor da Universidade Federal de São Carlos, Fernando Manuel de Araújo Moreira, que se apresentará nesta sexta-feira (28), com a palestra "Novas Tecnologias para a área de Saúde".

Prof.ª Dr.ª Adriana Passanezi Sant'Ana (USP) proferiu a primeira conferência do evento

A aluna do sexto período de Odontologia da UFPI, Larissa Campos, é membro da comissão organizadora do evento. Para ela, o evento é uma oportunidade para a difusão do conhecimento. "Ajudar a organizar esse evento foi muito gratificante, pois além dele ser de grande importância para a nossa universidade e nosso estado, estimula a formação de alunos para a pesquisa e contribui para a difusão do conhecimento científico na nossa região", finalizou a estudante.

Confira aqui a programação completa da XI JAO.