Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Representantes do corpo discente e administração superior realizam reunião

Representantes do corpo discente e administração superior realizam reunião

A administração superior da Universidade Federal do Piauí e representantes do Fórum Universitário em Defesa do Transporte Coletivo participaram na manhã desta quinta-feira (27), de uma reunião para discutir propostas acerca de questões do transporte relacionado à universidade.

O Fórum Universitário em Defesa do Transporte Coletivo, criado recentemente, é formado por representantes dos centros acadêmicos (C.As) dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Arqueologia, Matemática, Direito, História, Geografia, Ciências da Natureza e tem apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante a reunião, dez membros do Fórum apresentaram sugestões de melhorias nas condições de acesso ao campus, destacando propostas como ampliação de linhas de transporte coletivo e criação da rota universitária. De maneira geral, um dos objetivos da reunião foi de unificar os discursos entre a UFPI e os estudantes no âmbito acadêmico, visando estimular as discussões que priorizem o benefício comum.

Administração superior e Fórum Universitário durante reunião sobre o transporte universitário

O reitor José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância de discutir questões acerca de melhorias com representantes do corpo discente, sua proposta de gestão se propõe a realizar uma gestão compartilhada, aberta a ouvir os diversos seguimentos para assim, atender suas reais demandas. "Nós estamos apoiando os estudantes na aplicação de questionário para levantar a opinião dos usuários sobre a qualidade do transporte coletivo que permite o acesso à UFPI e também trabalhando junto com a Prefeitura Universitária e com os serviços gerais com relação a melhoria também do transporte interno na UFPI", disse.

O Prefeito Universitário, José Alves de Mendonça Filho, que também participou da reunião, ressaltou que ter conhecimento das necessidades dos alunos possibilita à administração superior estudar as possibilidades para melhor atender as demandas. Segundo José Alves de Mendonça Filho, "É muito importante porque só assim sabemos se as ações que nós estamos fazendo estão atingindo seu objetivo, e essa reunião serve exatamente para corrigirmos qualquer coisa que não esteja funcionando em sua totalidade. Então, esse é o tipo de reunião que nos permite fazer um trabalho compartilhado como o reitor deseja. O que se pretende, é que todas as ações sejam compartilhadas com todos os segmentos que irão usar e se beneficiar com as ações da Instituição. Conhecer a visão do discente e do docente, nos ajuda a atingir nosso objetivo".

Membros da administração superior, reitor José Arimatéia e representantes do corpo discente

Além de discutir com a administração da UFPI, foi destacada a importância de se debater entre os próprios alunos as questões sobre o transporte universitário. O Presidente do C.A. de Ciências Sociais, Alexandre Sena de Carvalho, reforçou a necessidade de discentes e docentes participarem de discussões que colaborem com a melhoria do ambiente universitário. "Para que a gente consiga todos esses benefícios, nós precisamos do apoio de todos os estudantes. Precisamos do apoio da comunidade acadêmica como um todo. O reitor se colocou aberto para discussão, nos recebeu, e acredito que a partir da conversa de hoje, que foi a primeira com o Fórum, a tendência é ampliar o debate e o solidificar cada vez mais, porque a administração superior se colocou bem aberta para discussão. Então, acredito que a partir de agora teremos bastante apoio e melhoraremos as condições de transporte na UFPI", diz.