Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher realiza Projeto de promoção à saúde em Castelo do Piauí

Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 15h56

WhatsApp Image 2019-10-03 at 13.06.42.jpeg

Com objetivo de trabalhar atividades voltadas pera promoção da saúde e estilo de vida e alimentação saudável, atenção à saúde da gestante e da criança, atenção à saúde mental – com foco na prevenção ao suicídio – e atividades de práticas integrativas que os alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí, em parceria com o grupo social da Maçonaria realizaram o Projeto de promoção à saúde “Fraternidade Cidadã” que aconteceu no município de Castelo do Piauí, dia 28 de setembro, na Praça Aloísio Lima, no horário de 8 às 12:30h.

O evento foi coordenado pela profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, pela Zenira Martins Silva, Coordenadora de Analise e Divulgação de Situação e Tendências em Saúde e pela Dra. Ana Cecilia Neiva Gondim.

WhatsApp Image 2019-10-03 at 13.08.48.jpeg

Segundo, Ana Cecilia Neiva Gondim, as  atividades foram organizadas em estações. “Na Estação de promoção ao estilo de vida saudável foram desenvolvidas atividades de: medidas de peso, altura e circunferência abdominal, cálculo de índice de massa corpórea, aferição de pressão arterial, orientação quanto aos hábitos alimentares saudáveis e prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e câncer, com cerca de 40 atendimentos. Na Estação de atenção à gestante foram realizadas orientações sobre amamentação e sobre cuidados de higiene geral e higiene oral  para a mãe e para o bebê, com 20 mulheres beneficiadas. Na Estação de Práticas Integrativas foram ensinadas técnicas de relaxamento e de alongamento, realizadas massagens corporais e relaxamento com técnica de Dry Needling (agulhamento a seco), além de orientação sobre a importância da atividade física para o bem-estar físico e mental, com 20 atendimentos. Enquanto esperavam atendimento, as pessoas presentes e seus acompanhantes também receberam orientações sobre a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, recebendo informações sobre como e quando buscar ajuda em casos de suspeita de adoecimento mental de amigos e familiares”, explica.

fraternidade cidadã.png

"O Projeto foi fruto de intenso trabalho em equipe, cada um trazendo sua experiência profissional para enriquecer a atividade, movidos pelo desejo de retribuir à sociedade os conhecimentos adquiridos dentro da Universidade", comemora  Zenira Martins Silva.

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher é multiprofissional, contando com alunos de diversas formações: enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, odontólogos e farmacêuticos.