Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comissão de Proteção e Defesa Animal é criada em parceria com a UFPI

Comissão de Proteção e Defesa Animal é criada em parceria com a UFPI

Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 17h25

Como forma de promover, preservar e expandir os direitos dos animais não-humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI), com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras instituições, criaram a primeira Comissão de Proteção e Defesa Animal do Estado. A Comissão é presidida pela professora da UFPI, Juliana Castelo Branco, também advogada. Em virtude disso, foi realizada nessa quarta-feira (03) o primeiro dia do I Workshop de Direito Animal na sede da OAB-PI. O evento se estende até este sábado (05). Na ocasião, foram realizadas palestras voltadas ao tema, que tiveram como palestrantes a presidente Juliana Castelo Branco e a Roseli Pizzigati, professora aposentada da UFPI.

bemestaranimal-19.jpg

I Workshop de Direito Animal é realizado na sede da OAB-PI pela primeira Comissão de Proteção e Defesa Animal do Estado

Larissa Marques, vice-presidente da primeira Comissão de Proteção e Defesa Animal do Piauí, esclarece a importância do órgão e como se darão suas práticas. "Este é nosso primeiro evento em Direito Animal, é uma construção aqui no Piauí que estamos tentando consolidar como sendo também um ramo do Direito e construir políticas públicas. Nós estávamos separados e precisamos dialogar mais para construir a Teresina que queremos em termos de proteção animal também", explica.

bemestaranimal-12.jpg

A vice-presidente destaca ainda que o Workshop também será o momento de discussão de projetos que serão realizados pela comissão. "Temos muito a crescer ainda, estamos no início e a Comissão tem apenas dois meses, mas já temos muitos projetos e neste evento vamos elaborar um projeto, como sendo uma proposta de planos de ação da Comissão para nossa cidade e aos poucos efetivar isso a nível de Piauí", afirma.

Roseli Pizzigati, ministrante da palestra com o tema "Os Movimentos Sociais na Porteção e Defesa dos Animais Não-Humanos no Piauí", também médica veterinária, ativista dos direitos animais e fundadora da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), comemora a criação da primeira comissão voltado ao direito animal no Estado. Segundo ela, a valorização de classe dos animais é essencial.

"Fico muito feliz em ter chegado o momento da OAB formar essa Comissão específica para os animais não-humanos e também por fazer parte deste evento. Planejamos tudo isso para trazer à sociedade e ao poder público uma formação, uma consciência, de que nós precisamos nos unir e fazer algo pelos animais. Não é porque somos a espécie homo sapiens, que está no topo da cadeia evolutiva, que podemos considerar que os animais estejam sujeitos ao nosso bel-prazer. Todos devemos estar num mesmo patamar", comenta Piziati.

bemestaranimal-23.jpg

Roseli Pizzigati, ativista dos direitos dos animais, Professora aposentada da UFPI e fundadora da APIPA

A Universidade Federal do Piauí é uma das instituições que já têm um projeto institucional de convívio e bem-estar animal e possibilitará a difusão da temática do direito animal para as outras áreas do conhecimento, como aos estudantes da Veterinária, por exemplo. As ações serão realizadas em conjunto com a Comissão.

WhatsApp_Image_2019-03-21_at_17.21.3020190325095512.jpeg