Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Primeira Diretoria eleita do Cead/UFPI toma posse

Primeira Diretoria eleita do Cead/UFPI toma posse

A posse da primeira Diretoria eleita do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (Cead/UFPI) aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 26. O Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes e o Prof. Dr. Milton Batista da Silva, candidatos a diretor e vice-diretor, respectivamente, foram eleitos com 91,8% dos votos válidos, em eleição, no dia 25 de maio de 2013.

Missa em Ação de Graças na Capela do Diocesano

A solenidade teve início às 08 horas, com uma missa, celebrada pelo Padre Marcelo Costa, na Capela do Colégio Diocesano. Após a missa, aconteceu a solenidade de posse da Diretoria eleita, no auditório do Cead/UFPI, que contou com a do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas; do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira; do Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ/UFPI), Pedro Vilarinho; Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI), Helder Cunha; da Coordenadora do PARFOR, Professora Glória Ferro; do prefeito de São José do Peixe, Valdemar Santos; além de funcionários e professores do Centro e dos coordenadores dos 30 polos de Educação a Distância.

Átila Lira (Secretário Estadual de Educação), Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas (Reitor da UFPI); Prof. Dr. Gildásio Guedes (Diretor do Cead/UFPI); Prof. Dr. Milton da Silva (Vice-Diretor do Cead/UFPI) em solenidade de posse no Cead/UFPI.

Em seu discurso de posse, o Professor Gildásio Guedes, eleito para a Gestão 2013-2017, agradeceu e afirmou que a posse é a comprovação de que o Cead terá fortalecimento. "Agora fazemos parte do Conselho de Administração, do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX). Vamos ampliar a oferta de cursos, dentro do possível e das necessidades da comunidade", destacou.

Solenidade de posse da primeira Diretoria do Cead/UFPI

O Reitor da UFPI, o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas destacou o reconhecimento do Cead/UFPI, pelo MEC, em maio deste ano. Para o Reitor, a primeira eleição do Cead/UFPI é um fator importante para o avanço da Educação a Distância no estado.

"Nós vamos construir a sede própria do Cead, no Campus Ministro Petrônio Portella, além de realizar reposição das vagas de professores e funcionários. Vamos trabalhar, junto com a diretoria do Cead, para a ampliação da oferta nos municípios. Precisamos ampliar essa cobertura, para dar oportunidade aos nossos piauienses de fazer um curso superior", ressaltou o Reitor.

De acordo com o Diretor do Cead/UFPI, em três meses (julho, agosto e setembro), a meta é investir nos polos, em parceria com a Seduc, para o lançamento do edital do vestibular, em outubro, com realização em dezembro de 2013, para todos os cursos oferecidos pelo Cead/UFPI. "Vamos contar com o apoio do Governo do Estado, que é nosso principal parceiro, através da Seduc e de algumas prefeituras, para que possamos administrar os polos", informou.

Solenidade de posse da primeira Diretoria do Cead/UFPI

Durante a solenidade, o Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, informou que serão construídos mais 14 novos polos de Educação a Distância no Piauí. Atualmente, há 30 polos de EaD implantados no Piauí; 14 deles estão aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e 16 ainda precisam da aprovação.

Sobre a infraestrutura dos polos, que é de responsabilidade da SEDUC, o Secretário Átila Lira reafirmou o compromisso do Estado em realizar a manutenção dos polos e ampliar o número de laboratórios. "A Secretaria de Educação se compromete em resolver as deficiências verificadas nos 16 polos que ainda precisam ser aprovados pela Capes, para a realização de vestibular", informou o Secretário.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação do Cead/UFPI.