Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede titulo de Doutor Honoris Causa a Marcelo Evelin de Carvalho e Professor Emérito a Marco Antonio de Sousa Correia

Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 14h52

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, por meio do Conselho Universitário (CONSUN), segundo as Resoluções Nº 016/19 e Nº 029/19, convida para a Sessão Solene do Conselho Universitário de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Marcelo Evelin de Carvalho e de Professor Emérito a Marco Antonio de Sousa Correia.

A solenidade será realizada no dia 02 de outubro de 2019, às 17 horas no Cine Teatro da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella.

Professor emérito é um título honorífico conferido aos professores ilustres, de grande competência, com grande conhecimento em determinada área e o título Doutor honoris causa é quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Trajetória de Marcelo Evelin de Carvalho

É coreógrafo, pesquisador e intérprete, vive e trabalha entre Amesterdão e Teresina.

Nascido em Teresina, Brasil, Evelin mudou-se para Paris em 1986, onde estudou dança com Peter Goss, Lila Greene, Mark Tompkins, e Odile Duboc. De Paris, ele se mudou para Amesterdão em 1987, onde estudou na Escola de Nova Dança (SNDO), trabalhou com companhias de dança e teatro locais, e, em 1988, foi estagiário no TanzTeatro Wuppertal sob a direção de Pina Bausch.

Deu seus primeiros passos como coreógrafo em 1989, dando inicio à construção de um corpo de trabalho que hoje é composto por mais de 30 peças. Nos primeiros anos de sua carreira, ele colaborou extensivamente com artistas de diferentes disciplinas em projetos que envolvem dança, teatro físico, performance, música, vídeo, instalação e site-specific, em países como os Estados Unidos, Uruguai, Itália, Hungria e Brasil.

Enquanto vivia em Nova York em 1995, Evelin coreografou e dançou sua longa-metragem de solo autobiográfico, Ai, Ai, Ai. Distinguido com o Prémio de Prata Dança das Artes na Holanda, "Ai, Ai, Ai" foi apresentada mais de oitenta vezes desde a sua estreia em Amsterdã há vinte anos.

Em 1996, fundou sua empresa Evelin Demolition Inc. em Amsterdã e criou uma série de quatro pecas,  a tetralogia "Deus de Quatro". Desde 1999, Evelin tem ensinado regularmente na Escola Mime em Amsterdã, onde ele também cria peças e orienta os alunos em seus próprios processos criativos. Ele ministrou oficinas, fez palestras sobre seu trabalho, e orientou residências ao redor do mundo, na Europa, nas Américas, África e Ásia.

Sobre Marco Antônio de Sousa Correia

Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1978); Especialização em Educação Superior, Universidade Federal do Piauí - UFPI (1996).

Foi Diretor do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí, de 10.01.1992 a 20.03.1997; Coordenador da Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESAPI, em Parnaíba, de 27.04.1998 a 31.12.2000; Professor Adjunto IV, da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas do Campus Ministro Reis Velloso, tendo lecionado nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Turismo, de 08.03.1983 a 09.05.2019; Diretor Geral da Faculdade Piauiense, Instituição Privada de Ensino Superior, mantida pela Sociedade de Ensino Superior Piauiense Ltda, de 01.02.2001 a 06.02.2003; Professor dos Cursos de Bacharelado em Direito e de Administração da Faculdade Piauiense, Instituição de Ensino Superior mantida pela Sociedade de Ensino Superior Piauiense Ltda, de agosto de 2003 a junho de 2010; Professor do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Parnaíba, de abril de 2000 a agosto de 2010; Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, de 03.09.2015 a 04.05.2019; Advogado - Advocacia Especializada Civil e Trabalhista.

Foi Conselheiro Representante do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, no Conselho de Administração da UFPI - CAD, de setembro/92 a março/97; Conselheiro Representante do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, no Conselho Universitário da UFPI - CONSUN, nos períodos de setembro/1992 a março/1997, de julho/98 a março/2001, de fevereiro/2016 a fevereiro/2018 e de junho/2018 a 04.05.2019; Conselheiro Representante do Conselho Departamental do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX, nos períodos de julho/98 a março/2001, de fevereiro/2016 a fevereiro/2018 e de junho/2018 a 04.05.2019; Representante do Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas do Campus Ministro Reis Velloso, no Conselho Departamental do Campus de Parnaíba, da Universidade Federal do Piauí, nos períodos de março/99 a abril/2005 e de março/2011 a 04.05.2019; Federal do Piauí - ADUFPI - Regional Parnaíba, no biênio 1987/1989;  2º Vice-Presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí - ADUFPI, no biênio 1997/1999.

Recebeu homenagens e honrarias de Comendador da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí - Governo do Estado do Piauí – 1999; Medalha do Mérito Municipal - Prefeitura Municipal de Parnaíba - 2018.