Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia a II Jornada de Estudo das Religiões e II Simpósio de Arqueologia

UFPI sedia a II Jornada de Estudo das Religiões e II Simpósio de Arqueologia

Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 16h27

Cartaz II Jornada Religiao 2019.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Curso de Arqueologia promoverá nos dias 23, 24 e 25 outubro de 2019, no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia – CCN2, a II Jornada de Estudos das Religiões e II Simpósio em Arqueologia da UFPI. Este evento é uma atividade de extensão do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS-CNPQ-UFPI, dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Arqueologia, em parceria com a UNILAB-CE.

O objetivo principal é debater temas da atualidade relativos às religiões e formas de vivenciar a espiritualidade, e seus desdobramentos epistemológicos partindo das seguintes categorias: emoções, gênero, trabalho, mercado, juventude, racismo, suicídio e, uma diversidade de temas candentes do fazer arqueologia.

Também serão explorados no evento, em especial, as temáticas da Arqueologia Histórica e Patrimônio, Antropologia e Arqueologia Religiosa, Arqueometria, Arte Rupestre, Lítico, Cerâmica Arqueológica, Arqueologia Pública, a luz das disciplinas científicas da Arqueologia e das Ciências Sociais, notadamente da Antropologia e da Sociologia e outras ciências e áreas afins.

A II Jornada de Estudos das Religiões e II Simpósio em Arqueologia da UFPI terá como objetivos específicos em proporcionar aos participantes a aprendizagem, atualização e aprimoramento de conceitos importantes pautados nas áreas do conhecimento, bem como discutir sobre os diversos métodos e técnicas utilizados nas pesquisas arqueológicas, antropológicas e sociológicas.

A programação do evento é pensada como um disparador de diálogos entre estes campos científicos e propõe as seguintes atividades: palestras, mesas redonda, grupos de trabalho, oficinas e atividades artísticas.

O público é voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação em Arqueologia, Sociologia, Antropologia e demais Ciências Sociais e profissionais das referidas áreas e áreas afins, bem como profissionais técnicos e comunidade em geral.

Veja a programação do evento e faça sua inscrição aqui.