O evento aconteceu no auditório do Curso de Nutrição
Acontece nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no auditório do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Curso de Atualização em Imunizações, direcionado a alunos e membros da UFPI, externado também para membros de outras instituições. Foram oferecidas 60 vagas e a programação conta com palestras de diversos assuntos.
Curso está sendo realizado no auditório do Curso de Nutrição
A abertura do evento contou com a participação da palestrante Simone Soares, falando de imunização infantil. O objetivo do evento é atualizar as informações sobre vacinas aos profissionais e alunos da área, e é idealizado pelo Departamento de Medicina Comunitária, sob coordenação da Chefe e do Subchefe do Departamento, os professores Liana Maria Medeiros de Vasconcelos e Márcio Mascarenhas.
Professora Liana Maria Medeiros de Vasconcelos
“É uma carência que temos observado que os profissionais e os alunos possuem e estão desatualizados sobre as vacinas, e sempre estão saindo informações novas com relação à imunização. Então, vimos essa necessidade de oferecer essa oportunidade de atualização”, afirma a Profa. Liana Maria Medeiros de Vasconcelos, ao falar sobre a importância da realização do curso.
Segundo o Prof. Márcio Mascarenhas, nos dias atuais está ocorrendo uma queda na cobertura vacinal e também o retorno de algumas doenças que são prevenidas por imunização. "Nós verificamos que se essas vacinas estão deixando de ser administradas, o risco de retornarem as doenças por elas prevenidas é muito grande. Então, considerando a eclosão de surgimento de novos casos de sarampo, um doença que já era eliminada do país, tivemosa ideia de ofertar um curso de atualização em imunização”, relata.
Tendo em vista o decréscimo nas coberturas vacinais do país, sendo o Brasil um dos países que tinha maior cobertura, a palestrante Professora Doutora Telma Maria, reforça a importância de oferecer esse curso para a qualificação dos profissionais. Ressalta ainda, a necessidade de que todos tenham noção dos grandes benefícios que a vacina oferece, haja vista o número de doenças que já foram contidas por imunizantes.
Professora Doutora Telma Maria.
“Hoje o país se encontra com baixas coberturas vacinais, e antigamente não era assim, até poucos anos atrás ainda na década de 2000, as nossas coberturas eram boas, necessárias para que se mantivessem a doença fora de circulação, e agora estamos com tão baixas coberturas vacinais que doenças que eram tidas como eliminadas estão recrudescendo, como é o caso do sarampo.”, afirma a palestrante Professora Doutora Telma Maria
Professor Doutor Viriato Campelo.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Professor Doutor Viriato Campelo, ressalta que o Brasil é o país que mais investe no assunto, e retoma a fala da palestrante ao reafirmar que é necessário que se tenha mais conhecimento sobre o assunto, para que se tenha profissionais com maior qualificação, e maior conscientização das pessoas.