Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Medicina Comunitária oferece curso de Atualização de Imunização

Departamento de Medicina Comunitária oferece curso de Atualização de Imunização

Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h32

IMUNIZAÇÃO 220190930095401

O evento aconteceu no auditório do Curso de Nutrição

Acontece nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no auditório do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Curso de Atualização em Imunizações, direcionado a alunos e membros da UFPI, externado também para membros de outras instituições. Foram oferecidas 60 vagas e a programação conta com palestras de diversos assuntos.

IMUNIZAÇÃO 1120190930095740

Curso está sendo realizado no auditório do Curso de Nutrição

A abertura do evento contou com a participação da palestrante Simone Soares, falando de imunização infantil. O objetivo do evento é atualizar as informações sobre vacinas aos profissionais e alunos da área, e é idealizado pelo Departamento de Medicina Comunitária, sob coordenação da Chefe e do Subchefe do Departamento, os professores Liana Maria Medeiros de Vasconcelos e Márcio Mascarenhas.

IMUNIZAÇÃO 1020190930095532

Professora Liana Maria Medeiros de Vasconcelos

“É uma carência que temos observado que os profissionais e os alunos possuem e estão desatualizados sobre as vacinas, e sempre estão saindo informações novas com relação à imunização. Então, vimos essa necessidade de oferecer essa oportunidade de atualização”, afirma a Profa. Liana Maria Medeiros de Vasconcelos, ao falar sobre a importância da realização do curso.

Segundo o Prof. Márcio Mascarenhas, nos dias atuais está ocorrendo uma queda na cobertura vacinal e também o retorno de algumas doenças que são prevenidas por imunização. "Nós verificamos que se essas vacinas estão deixando de ser administradas, o risco de retornarem as doenças por elas prevenidas é muito grande. Então, considerando a eclosão de surgimento de novos casos de sarampo, um doença que já era eliminada do país, tivemosa ideia de ofertar um curso de atualização em imunização”, relata.

Tendo em vista o decréscimo nas coberturas vacinais do país, sendo o Brasil um dos países que tinha maior cobertura, a palestrante Professora Doutora Telma Maria, reforça a importância de oferecer esse curso para a qualificação dos profissionais. Ressalta ainda, a necessidade de que todos tenham noção dos grandes benefícios que a vacina oferece, haja vista o número de doenças que já foram contidas por imunizantes.

imunização 1220191001092545

Professora Doutora Telma Maria.

“Hoje o país se encontra com baixas coberturas vacinais, e antigamente não era assim, até poucos anos atrás ainda na década de 2000, as nossas coberturas eram boas, necessárias para que se mantivessem a doença fora de circulação, e agora estamos com tão baixas coberturas vacinais que doenças que eram tidas como eliminadas estão recrudescendo, como é o caso do sarampo.”, afirma a palestrante Professora Doutora Telma Maria

imunização 1720191001092704

Professor Doutor Viriato Campelo.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Professor Doutor Viriato Campelo, ressalta que o Brasil é o país que mais investe no assunto, e retoma a fala da palestrante ao reafirmar que é necessário que se tenha mais conhecimento sobre o assunto, para que se tenha profissionais com maior qualificação, e maior conscientização das pessoas.