A II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia tem como objetivo incentivar a apresentação dos resultados, parciais ou finais, das pesquisas que têm sido desenvolvidas, nos níveis de Mestrado e Doutorado, não só em Filosofia, mas também em áreas afins ou em diálogos inter/trans/multidisciplinares.
A Conferência de Abertura da II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia ocorreu na manhã de quarta-feira (25). O evento foi marcado pela presença da Cordenadora do Curso de Filosofia, Profa. Dra. Elnora Gondim; do Coordenador da abertura do evento, Prof. Dr. Luizir de Oliveira; do Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes e do palestrante da tarde, Tiago Tendai, professor e doutor da Universidade Pedagógica de Moçambique, que veio palestrar sobre a construção do pensamento filsófico e político africano: desafios atuais face à nova conjuntura neoliberal.
O evento começou com uma orquestra sinfônica, no auditório de Pós-Graduação do CCHL, pelos alunos do Curso de Música. Também, na ocasião, houve espaço para elaboração de pergunta aos convidados do evento, além de vídeos educacionais e música no telão.
Músicos da Orquestra Sinfônica
E quem abriu a conferência foi o professor Gildásio Guedes, com o seguinte tema: Educação e meio ambiente sustentável, onde tratou da importância da qualidade do meio ambiente, dos pequenos e grandes impactos que a sociedade provoca no seu cotidiano à natureza, e, principalmente a necessidade de educação ambiental para a sociedade.
Gildásio Guedes falou um pouco sobre a importância destas jornadas e eventos ocorrerem na Universidade. "Estas jornadas são importantes para a formação dos alunos e docentes, porque são atividades diferentes em que a gente se envolve com o intuito de darmos o que temos de melhor para que o aluno aprenda o que temos de bom. É importante porque sai da mesmice da sala de aula e como temos nesta jornada pessoas de fora, acabamos que aprendemos o diferente e termina somando no conhecimento e isto vale a pena".
Prof. Dr. Gildásio Guedes, palestrante do dia
O professor também comentou acerca do tema meio ambiente. "É um problema que temos que atacar. O uso dos banheiros, da luz, do ar condicionado, lixo, então, o trabalho de educação em meio ambiente não é feito só de grandes impactos. É feito também de ações de pequenos impactos, que são dos estudantes, professores e indíviduos em geral". Além disso, o professor sugeriu palestras, minicursos e incentivo ao professor que goste do ambiente acadêmico a abraçar os cursos de extensão.
A Coordenadora do Curso de Filosofia da UFPI, Profa. Dra. Elnora Gondim, comentou sobre a importâcnia da Jornada de Filosofia para a quebra de pensamentos estigmatizados pela comunidade acerca do curso e da intervenção do mesmo na vida das pessoas. "Essa jornada é de real importância não só para a comunidade de Filososfia, mas para a comunidade como um todo, porque nós do Mestrado Profissional em Filosofia trabalhamos com a intervenção na escola, que é uma procura de uma reflexão para continuar com uma postura ou se mudar essa postura, mas de uma forma bem articulada, bem reflexiva. Então o Prof-Filo trabalha com intervenção filosófica. Este encontro tem como objetivo maior fazer com que as pessoas conheçam esta intervenção filosófica", explica.
Professora Elnora Gondim, Coordenadora do Curso de Filosofia UFPI
O professor Luizir Oliveira, coordenador da abertura do evento e professor do Departamento de Filosofia da UFPI, falou sobre a importância do evento para a Universidade. "É fundamental para discutirmos novas tecnologias, novas formas de ação em sala de aula, novas formas de relação com o aluno, novas propostas pedagógicas, metodológicas e novas formas de refletir".
Professor do Departamento de Filosofia, Luizir Oliveira
Confira mais fotos:
Prof. Dr.Tiiago Tendai, da Universidade Pedagógica de Moçambique
Acesse aqui para mais fotos: https://photos.app.goo.gl/QwyRFA9KYkU3DDKB7