Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia

II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 08h56

A II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia tem como objetivo incentivar a apresentação dos resultados, parciais ou finais, das pesquisas que têm sido desenvolvidas, nos níveis de Mestrado e Doutorado, não só em Filosofia, mas também em áreas afins ou em diálogos inter/trans/multidisciplinares.

A Conferência de Abertura da II Jornada de Pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia ocorreu na manhã de quarta-feira (25). O evento foi marcado pela presença da Cordenadora do Curso de Filosofia, Profa. Dra. Elnora Gondim; do Coordenador da abertura do evento, Prof. Dr. Luizir de Oliveira; do Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes e do palestrante da tarde, Tiago Tendai, professor e doutor da Universidade Pedagógica de Moçambique, que veio palestrar sobre a construção do pensamento filsófico e político africano: desafios atuais face à nova conjuntura neoliberal.

O evento começou com uma orquestra sinfônica, no auditório de Pós-Graduação do CCHL, pelos alunos do Curso de Música. Também, na ocasião, houve espaço para elaboração de pergunta aos convidados do evento, além de vídeos educacionais e música no telão.

IMG 034820190926175757

Músicos da Orquestra Sinfônica

E quem abriu a conferência foi o professor Gildásio Guedes, com o seguinte tema: Educação e meio ambiente sustentável, onde tratou da importância da qualidade do meio ambiente, dos pequenos e grandes impactos que a sociedade provoca no seu cotidiano à natureza, e, principalmente a necessidade de educação ambiental para a sociedade.

Gildásio Guedes falou um pouco sobre a importância destas jornadas e eventos ocorrerem na Universidade. "Estas jornadas são importantes para a formação dos alunos e docentes, porque são atividades diferentes em que a gente se envolve com o intuito de darmos o que temos de melhor para que o aluno aprenda o que temos de bom. É importante porque sai da mesmice da sala de aula e como temos nesta jornada pessoas de fora, acabamos que aprendemos o diferente e termina somando no conhecimento e isto vale a pena".

IMG 045720190926180057

Prof. Dr. Gildásio Guedes, palestrante do dia

O professor também comentou acerca do tema meio ambiente. "É um problema que temos que atacar. O uso dos banheiros, da luz, do ar condicionado, lixo, então, o trabalho de educação em meio ambiente não é feito só de grandes impactos. É feito também de ações de pequenos impactos, que são dos estudantes, professores e indíviduos em geral". Além disso, o professor sugeriu palestras, minicursos e incentivo ao professor que goste do ambiente acadêmico a abraçar os cursos de extensão.

A Coordenadora do Curso de Filosofia da UFPI, Profa. Dra. Elnora Gondim, comentou sobre a importâcnia da Jornada de Filosofia para a quebra de pensamentos estigmatizados pela comunidade acerca do curso e da intervenção do mesmo na vida das pessoas. "Essa jornada é de real importância não só para a comunidade de Filososfia, mas para a comunidade como um todo, porque nós do Mestrado Profissional em Filosofia trabalhamos com a intervenção na escola, que é uma procura de uma reflexão para continuar com uma postura ou se mudar essa postura, mas de uma forma bem articulada, bem reflexiva. Então o Prof-Filo trabalha com intervenção filosófica. Este encontro tem como objetivo maior fazer com que as pessoas conheçam esta intervenção filosófica", explica.

IMG 045420190926180241

Professora Elnora Gondim, Coordenadora do Curso de Filosofia UFPI

O professor Luizir Oliveira, coordenador da abertura do evento e professor do Departamento de Filosofia da UFPI, falou sobre a importância do evento para a Universidade. "É fundamental para discutirmos novas tecnologias, novas formas de ação em sala de aula, novas formas de relação com o aluno, novas propostas pedagógicas, metodológicas e novas formas de refletir".

IMG 045920190926181245

Professor do Departamento de Filosofia, Luizir Oliveira