Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Letras Inglês realiza segunda edição do "21st Century Challenges for Teaching Languages: Teaching Materials and Teaching Practices"

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 10h56

A Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Assessoria Internacional e o Programa Idiomas sem Fronteiras, com o apoio do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), do Consulado Geral da Embaixada Brasileira em Recife, da Comissão Fulbright, da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e da Cultura Inglesa, realizará nos dias 02, 03 e 04 de outubro, a segunda edição do encontro acadêmico "21st Century Challenges for Teaching Languages: Teaching Materials and Teaching Practices". O evento é voltado para estudantes de Letras Estrangeiras, mais especificamente os de Língua Inglesa e também para professores de Inglês, já graduados, que trabalham em múltiplos contextos de ensino no Estado do Piauí, tanto nas esferas públicas ou privados.

Esse encontro, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é o resultado de um bom trabalho em equipe dos professores da área de Letras (Inglês) da Universidade Federal do Piauí. “Como são muitos detalhes a serem pensados, tais como cronogramas e apresentações, a composição de uma comissão organizadora harmônica e comprometida é um dos fatores determinantes para que o evento seja aproveitado ao máximo por seus participantes”, ressalta a Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas, Coordenadora de Letras Estrangeiras da UFPI.

A segunda edição do "21st Century Challenges" contará com a participação do renomado professor na Linguística Aplicada, Nelson Viana, que é professor doutor no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Atua no ensino de Português como língua estrangeira desde 1998, sendo importante referência na área, com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o oferecimento de cursos de formação e atualização de professores, no Brasil e em diversos outros países. É membro da Comissão Nacional do Brasil para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, para a qual foi nomeado pelo Ministério das Relações Exteriores. É coordenador do posto aplicador UFSCar do Exame Celpe-Bras.

Sobre o evento, a Coordenadora de Letras Estrangeiras, Prof. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas, que também faz parte da Comissão Organizadora, enfatiza a importância da participação de todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. "É um momento maravilhoso para que os professores possam repensar suas práticas. Para este ano, um dos eixos principais que será abordado é o Material Didático, que é um recurso vital no dia-a-dia do profissional da área de linguagens”, esclarece a professora.

WhatsApp Image 2019-09-25 at 17.32.13.jpeg

Coordenadora de Letras Estrangeiras, Prof. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas

Sobre a participação de alunos de outras instituições, a Coordenadora diz que todos estão convidados e são muito bem-vindos. "É muito importante termos alunos da UESPI, por exemplo, em nossa instituição. Teresina comporta duas Universidades altamente qualificadas e a parceria entre elas é algo que fortalece a educação do Estado como um todo, possibilitando que coloquemos profissionais bem preparados no mercado de trabalho. Igualmente, incentivamos os alunos dos cursos de Educação à Distância, por entendermos que esse tipo de evento pode contribuir com sua formação", explica.

O evento é gratuito e a entrada será em forma de doação (a lista de itens sugeridos está especificada na página do evento). Tudo que for arrecadado será encaminhado para instituições que necessitam, constantemente, de ajuda.

Informações no site do evento. Acesse aqui