Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI ampliam parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal

Professores da UFPI ampliam parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 11h50

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do “Programa Institucional de Incentivo a Missões no Exterior de Apoio à Pesquisa – PROMISSÃO”, objetiva fortalecer ações consolidadas ou incipientes de colaboração internacional da Universidade junto a centros consolidados de pesquisa e inovação localizados fora do país, evidenciando a importância de reforçar os laços e abrir novas janelas de atuação para as instituições envolvidas.

WhatsApp Image 2019-09-24 at 09.15.53.jpeg

Professores da UFPI em Portugal

Nesse sentido, o Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho e o Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes da UFPI estiveram em Portugal, entre os dias 16 a 20 de setembro, na Universidade de Coimbra, apoiados pelo PROMISSÃO. Dentre os objetivos desta missão, foram o de ampliar a parceria com o grupo de pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias de Medicamento, para pesquisas que envolvem novas formas de vetorização de fármacos utilizando, sobretudo, a goma do cajueiro, bem como novos projetos foram levantados.

Já na Universidade Católica do Porto, os professores visitaram o Centro de Biotecnologia e Química Fina – CBQF, onde também possuem parceria com a Escola Superior de Biotecnologia, por meio de trabalhos desenvolvidos com a Profa. Dra. Maria Manuela Estevez Pintado e a Profa. Dra. Alessandra Braga Ribeiro que também envolvem vetorização de fármacos.

Em agenda internacional para compromissos institucionais da UFPI, o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, convidado também a juntar-se ao grupo, reforçou a apoio à construção de novas formas de parcerias. Houve, então, tratativas iniciais sobre novo acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra que inclua uma cooperação com o Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PROFNIT quanto à transferência de know-how para avaliação de pedidos internacionais de registro de patentes e licenciamento de tecnologias.

WhatsApp Image 2019-09-24 at 09.15.37.jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, em agenda institucional

O propósito desta missão foi plenamente alcançado, segundo os professores, uma vez que consolidou as parcerias já em andamento e abriu novas tratativas de cooperação formal em projetos e intercâmbio de boas práticas, fortalecendo um cenário promissor em ações de pesquisa relevantes para projeção internacional da UFPI.