Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de pesquisa de Bom Jesus é premiado na Conferência Anual da ABRAVEQ

Projeto de pesquisa de Bom Jesus é premiado na Conferência Anual da ABRAVEQ

O trabalho de iniciação científica da aluna Gladiane Santos Nunes, do curso de Medicina Veterinária Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), intitulado "Efeito do exercício de vaquejada no metabolismo oxidativo de neutrófilos" foi premiado em primeiro lugar na categoria Exercício na XIV Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ). O trabalho foi apresentado pela Prof.ª Dr.ª Luciana Pereira Machado, orientadora do trabalho de iniciação científica, durante o evento que ocorreu no período de 21 a 23 de junho de 2013, em Campinas-SP.

O trabalho integra o projeto de pesquisa "Efeito do exercício de vaquejada no metabolismo oxidativo de neutrófilos e nas proteínas de fase aguda" financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), edital FAPEPI/MCT/CNPq/CT-INFRA n.º 004/2011 e desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Hematologia Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas, na linha de exercício, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Luciana Pereira Machado, que tem experiência na área de hematologia de equinos atletas com mestrado e doutorado realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Os projetos do grupo na linha de exercício iniciaram em 2010 com os primeiros trabalhos em vaquejada dos orientados Railson de Sousa Santos, Adriana de Sousa Araújo, Sandra Geisa Costa Albano e Antônio Francisco da Silva Lisboa Neto. Em 2012, os trabalhos tiveram continuidade com Gladiane dos Santos Nunes e Tereza Maria dos Santos Sousa, bolsistas CNPq e UFPI, respectivamente.

Além da atuação dos bolsistas, o projeto contou a participação de alunos voluntários do curso de Medicina Veterinária. A orientadora do projeto destacou a importância do apoio dos vaqueiros do município de Bom Jesus e da administração do Aras Aracy Lustosa, local onde foi realizada a pesquisa. Docentes de outras innstituições de ensino superior como as professoras Dr.ª Veridiana Fernandes da Silveira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Dr.ª Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu, também colaboraram com a pesquisa.

"O prêmio é uma conquista de todos e traz o reconhecimento nacional da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Campus Professora Cinobelina Elvas da UFPI", declarou a professora Luciana Pereira Machado, orientadora do trabalho premiado.

Informações: Prof.ª Dr.ª Luciana P. Machado
UFPI-CPCE