Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FM Universitária passa a integrar a Rede Nacional de Rádios Públicas

FM Universitária passa a integrar a Rede Nacional de Rádios Públicas

Última atualização em Sexta, 29 de Mai de 2020, 09h34

Na manhã dessa terça-feira (24), representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estiveram na Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para entrega do Acordo de Cooperação entre a EBC e a UFPI, gestora local da FM Universitária 96,7.

Participaram da solenidade o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; com a Superintendente de Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; o Diretor da Rádio FM Universitária, Prof. Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes; a Gerente de Rede de Rádios Públicas, Luciana Couto de Melo; a Gerente de Assuntos Regulatórios e Projetos de Rede, Wanessa Bastos; e o representante da Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia, Paulo Moura. Também participaram da reunião os servidores técnicos lotados na Rádio Universitária, Adriano Lima e Ricardo Sousa.

radio e ebc 1520190925105626

Entrega do Acordo de Cooperação entre a EBC e a UFPI aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

A Gerente de Rede, Luciana Couto de Melo, ressaltou que além da entrega do Acordo de Cooperação, o objetivo da visita era estreitar os laços com a Universidade e a Rádio a fim de saber “como a EBC poderia ajudar nesta parceria”. O Reitor aproveitou para reforçar o papel importante e imprescindível que a Rádio tem para comunidade universitária e para cidade de Teresina.

Durante a solenidade a Gerente de Assuntos Regulatórios e Projetos de Rede, Wanessa Bastos, consultou a Reitoria sobre interesse na concessão de um canal de TV para UFPI. “Sabemos que o processo não é de imediato, mas é possível neste momento iniciarmos os estudos para esta finalidade. A EBC estudaria a possibilidade de contribuição para além de treinamentos com equipamentos conforme fosse possível”.

No segundo momento, os representantes da Empresa Brasil de Comunicação, foram conhecer as dependências do núcleo de produção audiovisual da UFPI e as instalações da Rádio Universitária. “Fiquei muito contente com a visita oficial da EBC porque eles nos deram um retorno muito positivo ao trabalho que vem sendo feito tanto na programação quanto na gestão da emissora. Outro ponto muito bom da visita foi eles verem de perto a nossa estrutura física, os equipamentos e conhecer a equipe de profissionais e bolsistas que fazem a 96,7” afirmou o Diretor da Rádio, Paulo Fernando Lopes.

radio ebc 420190924172405

Representantes da EBC conhecem dependências, profissionais e bolsistas da Rádio Universitária

A FM Universitária da UFPI começou a funcionar em caráter experimental em 2008, sendo inaugurada oficialmente em 2011. A emissora é uma consignação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada para administrar os veículos de comunicação ligados ao Poder Executivo Federal. Dentre suas atribuições, está administrar a radiodifusão pública, o que significa atender a determinadas premissas como jornalismo público, conteúdo regional, programação de cunho educativo-cultural, dentre outros.

radio e ebc 920190924173259

Durante a solenidade foi destacada a importância da Rádio para a UFPI e para a sociedade

A implementação da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da EBC, conforme prevê a Lei 11.652/2008, que instituiu princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país. Com a formalização desta rede, o objetivo da empresa é deter pelo menos uma consignação em FM em cada capital do país.
Com o acordo, a relação entre a emissora parceira e a EBC passa a ter uma maior proximidade. A partir de agora, as rádios precisam transmitir pelo menos quatro horas diárias de conteúdo gerados pela EBC. Além disso, a empresa se dispõe a fornecer auxílio técnico e de programação para as rádios.

A EBC administra diretamente nove emissoras de rádio, e detém a consignação de outras 13. Dessas, oito são rádios universitárias. A partir de hoje quatro emissoras fazem parte atualmente da nova rede: a Rádio Universitária da UFPI; a Rádio UFS FM, de Sergipe; a Rádio UFMS Educativa, de Mato Grosso do Sul; e a Rádio Universitária da UNIFAP, do Amapá.

Confira mais fotos:

radio ebc 1020190924173447

radio e ebc 220190924173557

radio e ebc 1320190924173844

radio e ebc 520190924172652

Acesse aqui para mais fotos.