Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Simpósio Leitura, Reflexões e Diálogos (SimLer) e da II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (JELLIJ)

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h27

Nesta terça-feira (24), aconteceu a abertura do II Simpósio Leitura, Reflexões e Diálogos (SimLer) e a II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (JELLIJ). Com o tema "Leitura em múltiplas linguagens", o evento propõe discussões sobre leitura em perspectiva teórico-prática e tem o propósito de divulgar encaminhamentos sobre leitura e leitores em contextos de ação, ensino e aprendizagem.

DSC 052820190924121235

A edição 2019 o SimLer, evento idealizado pela professora Maria Angêlica Freire de Carvalho da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para enriquecer e ampliar ideias sobre leitura em contextos de aprendizagem diferenciados, junta-se à II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, idealizada pelo professor Diógenes Buenos Aires de Carvalho, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizado em colaboração conjunta dos grupos de estudos PROLETRAS da UFPI e LLER da UESPI.

A Profa. Maria Angélica de Carvalho, uma das organizadoras do evento, explica sobre os objetivos principais do Simpósio. “A proposta é trazer uma reflexão sobre a leitura, sobre a literatura, em contextos diversos e estamos preocupados em trazer não só a reflexão escolarizada, mas uma reflexão de inserção sociocultural. O evento é plural nos contatos com atividades lúdicas, atividades científicas e estamos integrando também reflexões sobre a vida, ampliando a campanha contra o suicídio. Trouxemos psicólogos, pessoas especializadas, que possam trazer reflexões da área com diálogos diversos, como também trouxemos professores de educação básica, professores do ensino infantil, universitários, cantores e poetas”.

DSC 054220190924120804

Profa. Maria Angélica de Carvalho e Prof. Diógenes Buenos Aires de Carvalho/Organizadores do evento

O Prof. Diógenes Buenos Aires de Carvalho, também organizador do evento, explica que o SimLer traz uma temática que une o código de leitura e a jornada, que segundo ele é a questão da leitura em suas múltiplas perspectivas. “Prestar conta exatamente através desses eventos, onde se socializa não só aspectos científicos, mas a inserção dessa ciência, seu valor e a sua importância para o desenvolvimento social e econômico do estado, nós temos uma abrangência extremamente significativa não só do aspecto da pesquisa científica, mas também o desdobramento dessa pesquisa científica”.

O II SimLer segue até quinta-feira (26) e é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPI, UESPI e IFPI. A programação encontra-se disponível no site do evento.

Confira mais fotos.