Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sarampo no Piauí: bolsistas do GRUPESMA/UFPI alertam sobre novos casos e importância da vacinação

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h24

WhatsApp Image 2019-09-18 at 13.58.50.jpeg

A confirmação do terceiro caso de sarampo no Piauí abriu um alerta sobre a importância do combate à doença que não tinha o registro de casos autóctones no país desde o ano 2000. Algumas causas prováveis para o reaparecimento do vírus estão relacionados à baixa cobertura vacinal e ocorrência de casos importados ou relacionados com a importação. Com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes da Unidade Escolar Lysandro Tito de Oliveira, que os Extensionistas Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde da Mulher e do Adolescente (GRUPEXSMA) da UFPI realizaram, na última quarta-feira (18), no bairro Dagmar Mazza, uma roda de conversa levando ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sobre Sarampo e Vacinação.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 14.12.48.jpeg

Coordenado pela professora Ms. Verônica Mendes Soares, do Departamento Materno Infantil, o grupo de pesquisa realiza junto à direção da unidade escolar um cronograma de palestras voltadas aos fatores de riscos a que os adolescentes estão expostos diariamente, conforme horário curricular dos alunos participantes do projeto e dos alunos da Unidade Escolar.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 14.12.52 (1).jpeg

Para a diretora da Unidade Escolar Lysandro Tito de Oliveira, Ravena Ramalhaes, a assistência prestada pela Universidade é de grande valor. “Mantemos sempre essa parceria porque nós sabemos que para as famílias é muito importante. É uma ajuda muito grande", aponta.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 14.12.52 (1).jpeg

O bolsista Donizete Tavares, Estudante de Medicina da UFPI fala da importância de discutir sobre sarampo e vacinação na escola. "Mostrar a importância da vacinação como uma arma para evitar doenças não só para o indivíduo como para toda a comunidade, visto que historicamente as vacinas contribuíram para a melhora da saúde pública no país. Como o Sarampo é uma doença que já havíamos erradicado, e atualmente está voltando, com surtos, é importante alertar os alunos e a população para que eles se vacinem evitando a doença e reconheçam seus sinais e sintomas para procurar atendimento médico”.

Sobre a doença

O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo (Fonte: SESEPI).