Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ineagro comemora 15 anos de fundação

Ineagro comemora 15 anos de fundação

Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h47

IMG 9902 120190920094053

Produtos de uma empresa incubada à Ineagro

Estimular o desenvolvimento de atividades econômicas visando a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico. Esse é um dos objetivos da Ineagro - Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense, que nessa quinta-feira (19), comemorou 15 anos de sua fundação, com solenidade realizada no auditório da Pós-Graduação em Ciências Agrárias, no Centro de Ciências Agrárias (CCA). O órgão é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), situada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC). Criada em 2004, a Ineagro teve à frente de sua primeira direção o Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho e, atualmente, a Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho coordena suas atividades.

IMG 999820190920094214

Mesa de abertura do evento

A mesa de abertura contou com a presença da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI; Profa. Dra. Cleânia de Sales; da Diretora da Ineagro, Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho; do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho; do Chefe-geral da EMBRAPA Meio Norte, Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando; do Representante do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Professor José Carlos Raulino; e da Diretora da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Maria Doris Carvalho Mota.

IMG 992820190920094327

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI,  Profa. Dra. Nadir Nogueira, considerou que dentro do atual contexto social em que vivemos, as propostas da Ineagro, desde a sua criação, continuam atuais. “Dentro dos desafios de hoje, alguns de seus objetivos, como o de promover a integração da Universidade com o setor produtivo e aproximar a comunidade acadêmica com as empresas e a sociedade, demonstram a perfeita consonância com as exigências que temos no presente”, disse.

IMG 998120190920094440

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Profa. Dra. Cleânia de Sales

“A Ineagro desde sua fundação, há 15 anos atrás até hoje, vem atuando como já foi dito aqui, como suporte àqueles que desejam, que sonham, que querem montar uma empresa, mas que faltam condições de desenvolver seus produtos e seus serviços, tanto no que se refere à estrutura, como no que se refere às noções de orientações de como se inserir no mercado e desenvolver melhor suas ações”, afirma a Profa. Dra. Cleânia de Sales ao expressar sua felicidade pelo crescimento e desenvolvimento do projeto de extensão da UFPI durante seus 15 anos.

IMG 001120190920094551

Diretora da Ineagro, Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho

“A gente espera crescimento e reconhecimento da Ineagro, porque a Ineagro está, como vocês sabem, há 15 anos e as pessoas ainda não entendem o que é uma incubadora, até aqui no meio acadêmico”, destaca a Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho, ao esclarecer as expectativas de reconhecimento da Incubadora Piauiense na sociedade.

IMG 997320190920094705

Chefe-geral da EMBRAPA Meio Norte, Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando.

“A EMBRAPA, desde os primórdios da Ineagro, participa como uma importante parceira, assim como a UFPI, o Instituto Federal, a EMBRAPA é uma empresa que gera tecnologia para a cultura brasileira, nesse modelo a Ineagro como Incubadora importante para a região, tem sido essencial para o fomento das tecnologias”, relata o Chefe-geral da EMBRAPA Meio Norte, Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando.

O projeto conta ainda com a Parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), e tem como objetivo fortalecer o agronegócio do Piauí, através do apoio às micro e pequenas empresas inovadoras, proporcionando a diversificação e ampliação das vantagens competitivas da economia do Estado

IMG 003420190920094818

Sócio-Fundadores da empresa Ecodrytec.

Atualmente estão incubadas à Ineagro sete empresas, dentre elas temos a Ecodrytec, que é uma empresa em desenvolvimento que tem como criadores a Profa. Ma. Adriana Galvão (Departamento de Artes Visuais); e o Prof. Dr. Alexandre Miranda Pires dos Anjos (Departamento de Física). É uma empresa incubada pela Ineagro na UFPI, Bio-Startup acelerada pela FAPEPI-SEBRAE. “Para nós foi muito importante participar desse processo primeiro como enriquecimento profissional, podemos ampliar nossos horizontes dentro do mercado, e fazer uma aliança maior entre ensino, pesquisa e extensão”, afirma a Profa. Ma. Adriana Galvão.

O momento foi composto de palestras e um café da manhã de abertura, além da visitação aos stands das empresas presentes que estão incubadas à Ineagro e/ou processo de incubação.

Confira matéria em vídeo:

WhatsApp Image 2019-09-23 at 14.35.57.jpeg