Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGCOM realiza aula inaugural de Mestrado com palestra de Ciro Marcondes

PPGCOM realiza aula inaugural de Mestrado com palestra de Ciro Marcondes

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI), com o apoio do Doutorado Interinstitucional em Comunicação UFPI-Unisinos, promoveu na quinta-feira (20), na sala de defesa de tese de doutorado em Educação, a aula inaugural do Mestrado ministrada pelo Professor Dr. Ciro Marcondes, que apresentou a palestra "A construção da comunicação como campo autônomo do saber".

Professor Ciro Marcondes durante a palestra

Primeiramente, o corpo docente do PPGCOM/UFPI apresentou o programa de pós-graduação e suas linhas de pesquisa. Em seguida, Ciro Marcondes ministrou sua palestra, na qual abordou assuntos como sua nova Teoria da Comunicação, as abordagens e os conceitos dados à Comunicação como ciência, os métodos de pesquisas e a perspectiva em analisar a Comunicação como fenômeno.

O palestrante também ressaltou a importância da instalação do Programas de Pós-Graduação no que se refere à possibilidade de desenvolvimento acadêmico regional. "A implantação de um programa de pós-graduação é um salto muito grande, pois tem a capacidade de despartar o interesse das pessoas e levantar investimentos para a pesquisa, disse.

Representantes do corpo docente do PPGCOM/UFPI

Implantado em 2011, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI está em sua terceira turma, e possui o corpo docente formado por oito professores, que integram duas linhas de pesquisa: "Mídia e produção de subjetividades" e "Linha de Pesquisa - Processos e Práticas em Jornalismo".

Atualmente, são ofertadas 10 vagas por seleção. Há também, vagas destinadas a alunos especiais, que pretendem conhecer as linhas de pesquisa antes de se candidatarem ao programa. O objetivo do PPGCOM/UFPI é possibilitar aos pesquisadores a percepção da importância fundamental da inter-relação dos processos comunicacionais com a sociedade contemporânea como indissociável e decisiva para pautar as relações sociais e as práticas culturais.

Público presente: Estudantes da Graduação e do Mestrado,  Professores e interessandos em participar do PPGCOM

O Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, ex-coordenador do PPGCOM/UFPI, falou sobre a repercussão e as expectativas geradas pelo programa de pós-graduação. "O PPGCOM tem repercutido muito bem em todos os processos seletivos e tem uma grande procura. Percebo que o mercado local já começa a absorver esses profissionais que ainda nem são mestres, e também há procura de colegas, ex-alunos que já estão querendo se qualificar; o que é algo muito bom para Comunicação no Piauí. Então, vejo que foi um avanço e um passo muito bem dado na UFPI, porque qualifica o corpo docente, fortalece a universidade, e mostra para a sociedade que o Piauí não está tão distante de um movimento global, de uma exigência que hoje se faz de mercado que é: a qualificação profissional", disse o docente.

A atual coordenadora do PPGCOM/UFPI, Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, destacou a importância do mestrado para o curso de Jornalismo. "Os programas de Pós-Graduação vêm exatamente para consolidar esse processo de aperfeiçoamento do profissional. O mestrado oferecido pelo PPGCOM/UFPI é acadêmico, voltado para o profissional que deseja continuar na academia e destina-se a formar pesquisadores na área, que, no nosso ponto de vista, é uma construção.

Professor Dr. Gustavo Said fez a apresentação do palestrante Ciro Marcondes Filho

A coodenadora do programa disse ainda que o PPGCOM reforça a reputação da instituição e do curso de Jornalismo da UFPI." Espero que consigamos crescer mais, alcançar notas maiores do que a que nós temos no momento, e futuramente abrir um doutorado", afirmou Ana Regina.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação da UFPI, acesse a página: www.ufpi.br/ppgcom