Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor discute viabilidade de implantação de campus da UFPI em Esperantina
Início do conteúdo da página

Reitor discute viabilidade de implantação de campus da UFPI em Esperantina

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta quinta-feira (20), o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes; o Pró-Reitor de Planejamento, Edilberto Lopes e a Pró-Reitora de Graduação, Maria do Socorro Leal, participaram de audiência pública na câmara de vereadores da cidade de Esperantina.

Reitor José Arimateia durante a sessão na câmara de vereadores de Esperantina

A sessão foi motivada a partir de uma solicitação do deputado estadual Themístocles Filho, que enviou ofício ao presidente da câmara municipal com o objetivo de discutir a viabilidade de implantação de um campus da UFPI na cidade. Além de autoridades políticas, participaram da sessão representantes da população esperantinense, com maioria de professores e estudantes.

Representantes da população esperantinense participaram da sessão

O município de Esperantina fica localizado a 146 quilômetros da capital Teresina. A cidade é considerada polo da região dos cocais, que abrange 14 municípios e uma população aproximada de 300 mil habitantes.

Durante a sessão, discutiram-se as potencialidades e necessidades locais. O reitor José Arimatéia explicou, em linhas gerais, como é feito o processo de instalação de um campus universitário federal: "O Ministério da Educação exige o mínimo de cinco cursos para que um campus da universidade seja implantado. Para tanto, temos que fazer uma pesquisa na região, conhecer as potencialidade e necessidade locais, preparar um projeto físico, elaborar um plano acadêmico para os cursos, que só após ser aprovado pelo colegiado superior da UFPI é que segue para aprovação do MEC".

O público presente manifestou o desejo pela implantação do campus da UFPI na cidade e apresentou sugestões de cursos, que foram consideradas pelos representantes da administração superior da universidade.

O deputado estadual Themístocles Filho e o prefeito municipal Lourival Bezerra defenderam pontos como a vocação turística, o setor de serviços e a agricultura familiar, atividades que podem auxiliar no processo de seleção dos cursos superiores viáveis para a região.

Representante do Ministério Público do Piauí em Esperantina, o promotor de Justiça, Sérvio de Deus, participou da sessão e destacou a importância de ouvir os alunos do ensino médio bem como os professores da região. Ressaltou, ainda, que no processo de escolha dos cursos deve-se levar em conta a viabilidade socioeconômica para que após a formação superior o aluno possa exercer a profissão.

O reitor definiu a sessão como muito proveitosa e democrática. Todos os pontos discutidos foram atentamente considerados pelos representantes da administração superior da UFPI. "O primeiro passo foi dado. Lutaremos pela ampliação da oferta de cursos na modalidade Ensino a Distância e pela implantação de cursos presenciais", disse.

Após a sessão, o deputado Themístocles Filho apresentou ao reitor e pró-reitores possíveis locais para instalação do campus na cidade de Esperantina.

Reitor visitou possíveis locais para instalação do campus em Esperantina

Na oportunidade, o reitor visitou as instalações do Centro de Educação Aberta à Distância (CEAD), polo Esperantina, que em parceria com a UFPI ofereceu os cursos de Administração e Ciências da Informática. Atualmente, o polo não está ofertando novas vagas.

Reitor em visita às instalações da CEAD/UAPI em Esperantina

 

Fim do conteúdo da página