Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe sessão do Cinema pela Verdade

UFPI recebe sessão do Cinema pela Verdade

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí receberá no dia 24 de junho, das 14:00 às 18:00h, no Auditório do CCE, uma sessão da Mostra Cinema pela Verdade, com a exibição do filme No, de Pablo Larrín.

Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, a Mostra Cinema pela Verdade foi contemplada pelo edital "Marcas da Memória", da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. A mostra acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. Cada estado do país terá pelo menos oito sessões de filmes, totalizando mais de 200 exibições.

Em sua segunda edição, a Mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul.

Este ano, foram selecionados para a mostra dois documentários sobre a ditadura no Brasil e dois filmes de ficção sobre o período da ditadura na Argentina e no Chile. Entre as produções brasileiras estão Eu Me Lembro, de Luiz Fernando Lobo, e Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. Já a ficção Infância Clandestina, de Benjamín Ávila, é uma coprodução Brasil-Argentina, e No, de Pablo Larraín, faz um recorte sobre a ditadura chilena.

NO, de Pablo Larraín, concorreu ao Oscar 2013 na categoria melhor filme estrangeiro. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Os líderes do governo contratam René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet.

Durante a primeira semana de maio foi realizado no Rio de Janeiro um encontro para a escolha dos "agentes mobilizadores" - 27 universitários de diferentes áreas, que foram capacitados para serem os produtores locais em suas respectivas cidades. Em Teresina, o agente mobilizador é o estudante de História da UFPI, Bruno Bandeira.

A entrada é gratuita.