Equipe vencedora em pesquisa durante a maratona
A professora Gizela Falcão, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenou a equipe ganhadora da maratona “Tory”, atividade inclusa no evento Ñande/Estrenos, que foi promovido pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e que contou com a curadoria de Carolina Garcia. Quatro equipes de estudantes, com uma curadora, tiveram três dias para concluir a produção de uma coleção com 10 camisetas que une-se, por meio da língua Guarani, três países: Brasil, Uruguai e Paraguai.
A ida da professora para São Paulo foi a partir de um convite para realizar palestra com base no tema de mestrado que fez falando sobre economia circular, tema bastante em voga atualmente porque envolve a economia solidária. Ela pontua que na ocasião também foi convidada para participar da maratona. “Foi aberto um edital para os alunos se inscreveram, então à noite eu já tinha meu grupo. Nós tínhamos que trabalhar temas que envolvessem os índios de várias tribos e ficamos com o Guarani. Dentro da direção criativa a ideia da estampa era nos abraçar”, explica a Gizela.
O tema escolhido pela equipe da Profa. Gizela, ganhadora da competição, foi Mbarete que vem do Guarani e significa “valentia, coragem”. A professora ficou responsável pela direção criativa e ressalta que a premiação reforça o bom desempenho da equipe e agrega mais experiência para cada membro atuante no processo. Ela ainda explica que a coleção conta a história de três lendas indígenas: do Brasil (lenda do Guaraná), do Paraguai (lenda da Yrupé) e do Uruguai (lenda do Mburucuya), uma forma de sintonizar cada um dos países representados na equipe.
O prêmio para a equipe foi a construção de uma escola para uma tribo indígena Guarani que vive em São Paulo. A professora acentua que essa conquista é mais gratificante por conta do esforço coletivo. Ela pontua que a votação foi pela internet com os alunos da instituição e praticamente de São Paulo, além do júri técnico. “Para nós, da UFPI, isso é muito bom porque nossos alunos veem que nós, professores, estamos concorrendo com outros de uma universidade de ponta, com muita tecnologia, e mostramos que produzindo com qualidade também. São experiências para repassar na sala de aula”, externa.
Além da professora, Matheus Levei e Luiza Zaquiel, alunos do Centro Universitário Belas Artes; Glicia Wanpado, Florência Ruetalo, Ana Paula Vergara e Geraldine Culñev, alunos do Uruguai e a representante Tame Centena, do Paraguai, faziam parte da equipe que produziu a coleção de camisetas premiada. Depois de produzidas, as peças serão vendidas por toda América Latina e os recursos arrecadados serão destinados à manutenção da escola.
Equipe ganhadora da maratona
Confira fotos da coleção: