Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 18 de junho - Dia do Profissional da Química

18 de junho - Dia do Profissional da Química

A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.

No Brasil, o Dia do Profissional da Química é comemorado em 18 de junho. Essa data foi escolhida tendo como referência a Lei 2.800 assinada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956), que regulamentou o exercício profissional ao criar o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs).

O Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi criado em 11 de outubro de 1979, a partir do desmembramento do Departamento de Físico-Química. E mantém dois cursos de graduação: Licenciatura Plena em Química e Bacharelado em Química, ambos implantados no ano de 1994. Por meio do Departamento de Quimica são disponibilizadas disciplinas para outros cursos de graduação como: Nutrição, Farmácia, Agronomia, Engenharias, Biologia, Física. Além de manter grupos de pesquisa em áreas como: Análise Térmica, Arqueometria, Desenvolvimento de Métodos Analíticos, Eletroquímica, Físico-Química de Interfaces, Materiais, Química Ambiental, Química Computacional, Química de Produtos Naturais, Quimiometria, Ressonância Magnética Nuclear, Termoquímica de Adsorção.