Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Concerto marca encerramento da edição 2013 dos Painéis Funarte

Concerto marca encerramento da edição 2013 dos Painéis Funarte

Apresentação do Coro do Painel sob regência do professor Eduardo Lakschevitz

Na noite desta sexta-feira (14), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, a apresentação de um grande coro marcou o encerramento da edição 2013 dos Painéis Funarte de Regência Coral. O evento, que ocorreu no período de 10 a 14 de junho, é realizado pela Fundação Nacional de Artes e tem como objetivo geral estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral e promover a integração e a troca de experiências entre regentes e coralistas.

Neste ano, as ações serão realizadas em quatro cidades, abrangendo o Norte, Nordeste e Sudeste do país. A programação foi aberta em Teresina, depois, os cursos seguirão para Mogi das Cruzes, em São Paulo, de 24 a 29 de junho; Rio Branco, no Acre, de 8 a 13 de julho; e Santarém, no Pará, de 29 de julho a 3 de agosto. De acordo com o coordenador pedagógico dos Painéis Funarte de Regência Coral, Eduardo Lakschevitz, embora sejam realizados em cidades determinadas, os cursos estão abertos a regentes e a coralistas de outros Estados.

Equipe dos Painéis Funarte que veio a Teresina

Durante a programação, os participantes - que podem ser coralistas ou regentes corais - receberam noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal, aulas práticas e teóricas, com a formação do grande coro que se apresentou no concerto de encerramento realizado hoje.

O concerto de encerramento contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, que destacou a importância do evento e a preocupação da UFPI em estar sempre apoiando projetos que visem à promoção da cultura e do desenvolvimento dos seus alunos.

Reitor José Arimatéia Dantas Lopes

"A nossa gestão está apoiando de forma intensa todas as atividades ligadas à arte e à cultura. A ideia é trazer a comunidade para dentro da universidade e proporcionar cultura e lazer. Além disso, apoiamos tudo que venha no sentido de complementar a formação dos nossos alunos. Este Painel, que já esteve em diversas capitais do país, é importantíssimo para os estudantes de Música e vem como uma forma de complementar a sua formação", afirmou.

Para o professor Cássio Martins, professor do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI e coordenador do evento em Teresina, a realização desta edição dos Painéis Funarte foi uma experiência riquíssima e muito gratificante. "Foi uma satisfação muito grande receber essa equipe dos Painéis Funarte. São profissionais extremamente qualificados, que transmitiram aos nossos alunos não apenas valores profissionais, mas também valores humanos, sociais e culturais", avaliou.

A coordenadora geral do Projeto Painéis, Maria José de Queiroz, explicou como ocorre o processo de seleção das cidades que recebem a visita do Projeto e elogiou a experiência desta edição realizada na UFPI. "Esse é um projeto antigo da Funarte que retomou em 2006, o qual chega às cidades através das universidades, secretarias de cultura, etc. Esta foi uma semana fantástica, de grandes surpresas e alegrias. Encontramos aqui uma equipe local afinadíssima, que possibilitou a realização de um trabalho de altíssima qualidade, nós deixando muito felizes", disse.

Além do coro formado durante o Painel, apresentaram-se também os coros convidados, o Coral Texto & Música, regido pelo Maestro Emmanuel Coelho, e o Coral da UESPI, regido pela professora Maria Cláudia.

Coral Texto & Música

Coral da UESPI