Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI apoia 15ª Semana do Orgulho de Ser; evento acontece de 25 a 31 de agosto
Início do conteúdo da página

UFPI apoia 15ª Semana do Orgulho de Ser; evento acontece de 25 a 31 de agosto

Imprimir
Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 10h46

arte samana 201920190820103652

Com o objetivo de levar o debate sobre direitos humanos e diversidades para um público variado (estudantes, professores, servidores públicos, militantes do movimento social e, especialmente, LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais), o grupo Matizes realiza desde 2005 a Semana do Orgulho de Ser, que este ano acontece de 25 a 31 de agosto.

Com o tema “ReXistirmos:  a que será que se destina?”, o projeto chega à sua 15ª edição e coloca em pauta o respeito e a valorização da pessoa humana em todas suas formas de Existir e amar.    As ações   visam reforçar os laços de solidariedade social para empoderamento dos segmentos vulnerabilizados.  

A Semana apresenta uma programação variada de atividades pensadas para acontecer simultaneamente em diferentes espaços, como: oficinas, mesas-redondas, palestras, mostras de filmes, shows, lançamento de livros, eventos esportivos etc. Todas essas ações têm como foco a promoção de direitos de grupos discriminados, especialmente a população LGBT de Teresina. 

Confira a programação:

programacao semana orgulho de ser20190820104053

ReXistências de jovens e mulheres na diversidade é tema do II Ciclo do Objuve

objuve.png

Observatório das Juventudes e Violências na Escola  (OBJUVE/CCE) realiza o II CICLO DO OBJUVE com o tema: ReXistências de jovens e mulheres na diversidade – a que será que se destina? O evento que ocorre todos os anos é parte da 15ª Semana do Orgulho de Ser promovido pelo Matizes. Ocorrerá no período de 26, 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2019. Acontecerá na Praça de Alimentação do CCE em frente ao ENGATE. Informações na sala do OBJUVE, nº 430, próximo a esta praça.

O evento tem como objetivo refletir com as juventudes sobre as questões mobilizadas por elas mesmas tendo em vista que se fará presente coletivos de jovens e núcleos de estudos e pesquisas sobre juventudes, geração, gênero e direitos humanos, realçando suas falas e ações de ensino, pesquisa e extensão de pesquisadoras/es da Universidade no enfrentamento das violências contemporâneas (criminalização, feminicídio, homo/transfobia, adoecimentos e outros) vividas dentro e fora das instituições, a exemplo da universidade.

Desse modo, pretende-se discutir e problematizar as questões que envolvem a criminalização das juventudes periféricas e de jovens mulheres na diversidade, destacando os aspectos de reXistências coletivas das mulheres jovens a partir de conceitos como o de sororidade. Outro ponto a ser discutido são as problemáticas que envolvem a situação das juventudes na Universidade com a presença da PRAEC e de jovens do DCE e dos CAs para se refletir as ações desta instituição frente às demandas estudantis referentes às diversidades. Por fim, o evento possibilitará à UFPI e aos envolvidos nestas questões dar espaço às vozes e às escutas produzidas em meio ao protagonismo de jovens de fora e de dentro, especialmente os/as jovens na diversidade, problematizando-as e ampliando o debate, subsidiando a crítica aproximada aos sujeitos.

Inscrições para o evento aqui

Confira a programação

 

Fim do conteúdo da página