Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Veterinária e Ciências Biológicas da UFPI participam do V ENGEAS

Alunos de Veterinária e Ciências Biológicas da UFPI participam do V ENGEAS

Com o apoio da direção do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas pertencentes ao Grupo de Estudos em Biodiversidade (GBIO) participaram do V Encontro Nordestino de Grupos de Estudos de Animais Selvagens (ENGEAS), realizado entre os dias 04 e 08 de junho em Petrolina, Pernambuco.

A Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS) e o Grupo de Estudo em Biodiversidade (Gbio) organizaram o encontro, que tem como objetivo informar e esclarecer sobre os problemas ao meio ambiente e animais selvagens, e possíveis alternativas para ampliar o conhecimento na área de clínica, manejo, nutrição e preservação da fauna e da flora.

Conferências, palestras, mesas redondas e minicursos compuseram as atividades do encontro, que teve como tema "Uma análise do bioma caatinga sobre a perspectiva da conservação e do bem estar animal". Durante a evento, alunos da UFPI/CPCE integraram discussões e apresentações de trabalhos. A aluna do curso de Medicina Veterinária, Jakeline Mastria compôs a mesa de abertura do evento representando a UFPI e a diretoria do Grupo de Estudos em Animais Selvagens do Brasil (GEAS/Brasil).

Alunos da UFPI/CPCE durante o ENGEAS

A cerimônia de premiações marcou o encerramento do V ENGEAS, onde a estudante do curso de Medicina Veterinária Maristela Melo , orientada pelo Professor Dr. Antonio Augusto N. Machado Junior e pela Professora Ms. Lilian Catenacci foi premiada como 3º melhor trabalho apresentado no evento.

Professora Lilian Catenacci é responsável pela disciplina de Clínica e Manejo de Animais Silvestres, no campus de Bom Jesus, e ministrou durante o encontro uma palestra e um minicurso sobre taxidermia, necropsia e coleta de material biológico de animais silvestres em parceria com a recém-formada bióloga, Brisa Guimarães. Lilian Catenacci destacou a importância da participação da UFPI no ENGEAS. "Foi uma oportunidade ímpar de mostrar a outras instituições o papel da UFPI na formação de profissionais em áreas especializadas, como a de animais silvestres, deixando-as aptas a ministrarem cursos e serem gestores de outras associações", disse.