Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inclusão social: estudante surdo faz discurso de formatura pela 1ª vez na UFPI

Inclusão social: estudante surdo faz discurso de formatura pela 1ª vez na UFPI

Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 11h55

IAGO PEDRO.jpg

Iago Pedro Pires durante a solenidade de colação de grau

O recém-graduado em Letras Libras, Iago Pedro Pires, 22 anos, foi escolhido para ser o orador na formatura de sua turma na Universidade Federal do Piauí, na última segunda-feira (05), às 19h30, no Cine Teatro da UFPI. As declarações emocionadas durante a solenidade de formatura foram um marco na carreira de Iago, por ser o primeiro surdo mais jovem a se formar e fazer um discurso durante a solenidade de colação de grau na Instituição.

Iago Pedro Pires

Para Iago, foi um sonho realizado poder vestir a beca e o capelo durante a colação de grau. “Eu me sinto muito feliz. É um momento muito especial na minha vida e realmente fico muito agradecido a Deus por essa ajuda que ele tem me dado, na escolha deste caminho, até chegar neste dia especial, importante e muito mais pela representação da comunidade da primeira turma Letras Libras 2019.1”.

Além disso, ele explica que não foi fácil vencer as dificuldades que surgiram durante o curso. “Nós sabemos que Libras têm suas limitações, mas a gente consegue passar por essas barreiras, então fico muito emocionado e feliz por ser uma pessoa surda e mostrando que todos nós como seres humanos somos pessoas capazes e podemos ser iguais a todos”, explica.

IMG_6418 (1).jpg

Claudia Pires, mãe do Iago

Para a mãe de Iago, Claudia Pires, a conquista foi um momento de muito orgulho. "É gratificante saber que esforços de anos valeram a pena. Como mãe do Iago estou realizada, agradecida a Deus", afirmou.

adila araujo.jpg

Adila Silva Araújo Marques, Coordenadora do Curso de Letras Libras

A Coordenadora do Curso de Letras Libras, Profa. Me. Adila Silva Araújo Marques, emocionada diz que a solenidade é um momento de glória. “Este é um momento de orgulho e glória para nós. É a segunda turma de Letras Libras que estamos formando, no total de 16 alunos, dentre eles, oito são surdos. Então, é a Libras e o surdo fazendo história na Universidade Federal do Piauí”.

Iago com o primeiro professor surdo da UFPI, Luíz Cláudio Nobrega

A UFPI visa levar para sociedade uma formação acadêmica mais humanizada, respeitando a diferença, diversidade social e estabelecendo relações de colaboração no processo de ensino e aprendizagem. Parabéns, Iago e a todos os formandos!

Confira mais fotos aqui.