Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove 1º Seminário de Doenças Inflamatórias Intestinais do Piauí

HU-UFPI promove 1º Seminário de Doenças Inflamatórias Intestinais do Piauí

Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h56

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sediará, nos dias 08 e 09 de agosto, o 1º Seminário de Doenças Inflamatórias Intestinais do Piauí.

Promovido pelo HU-UFPI, com apoio da Sociedade de Gastroenterologia do Piauí (SGP) e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (Gediib), o evento tem por objetivo divulgar o conhecimento científico e promover atualização a respeito do manejo dessas enfermidades para médicos, acadêmicos de Medicina, estudantes de pós-graduação e demais profissionais da área de saúde com interesse no tema.

A programação contempla vários temas, como epidemiologia, aspectos clínicos, investigação diagnóstica e condutas terapêuticas, com foco em discussão de casos clínicos e abordagem multidisciplinar e multiprofissional do cuidado dos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

O HU-UFPI é referência no tratamento de DII, onde cerca de 500 pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, incluindo médicos (gastroenterologistas, endoscopistas, cirurgiões gerais e proctologistas), enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, dentre outros.

Atualmente, são realizadas cerca de 200 consultas por mês para DII, na Unidade de Aparelho Digestivo do HU-UFPI. Além disso, esses pacientes podem receber os medicamentos na Farmácia Ambulatorial do Hospital, onde funciona um posto da Farmácia de Componente Especializado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em convênio firmado com o Hospital Universitário.

As Doenças Inflamatórias Intestinais mais conhecidas são a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU), que afetam diferentes segmentos do trato gastrointestinal. A DC pode acometer segmentos da boca ao ânus, enquanto que a RCU se restringe ao intestino grosso. Os sintomas mais comuns das DII são diarreia crônica, cólicas abdominais, sangramento retal, febre, perda de apetite, perda de peso e fraqueza.

“Esperamos que os temas apresentados e as discussões geradas neste I Seminário de DII do Piauí venham contribuir de maneira positiva para a melhoria da assistência aos pacientes e, também, motivar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de estudos científicos neste campo”, diz o Superintendente do HU-UFPI, gastroenterologista José Miguel Parente, organizador e um dos palestrantes do Seminário.