Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professoras do Departamento de Matemática são homenageadas no 1° Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 16h43

Aconteceu no Instituto de Matemática Pura e Aplicada- IMPA, no Rio de Janeiro- RJ, nos dias 27 e 28 de julho de 2019, o 1° Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas. Nesta exposição visual foi dada visibilidade a mulheres que contribuíram de maneira contundente para a manutenção ou foram mentoras de cursos de graduação, programas de pós-graduação em Matemática e implantação de departamento/instituto de Matemática, principalmente aquelas que pela época em que viveram e/ou pela dedicação ao ensino ou administração, deixaram a pesquisa de lado e hoje são anônimas na Matemática.

Da Universidade Federal do Piauí foram homenageadas as Professoras Doutoras Liane Mendes Feitosa Soares, atual chefe do Departamento de Matemática, e Franciane de Brito Vieira.

A sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CETEM) é um fenômeno mundial preocupante para a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação. O Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas visou estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em Matemática. A programação contou com palestras científicas de alto nível, apresentações de jovens pesquisadoras, sessões de tutoria, apresentações de pôsteres e mesas-redondas.

Profa. Dra. Liane Mendes Feitosa Soares

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matematica pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática, matemática, singularidades e iniciação científica.

foto.impa20190806163302

Foto publicada no evento

Profa. Dra. Franciane de Brito Vieira

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2011), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2012) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016), com interesse na área de Equações Diferenciais Parciais e teoria do controle. Realizou doutorado sanduíche (09/2014 a 09/2015) na Universidade de Sevilla (Espanha). Atualmente é Professora Adjunto I do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí - UFPI e pesquisadora e na área de Equações Diferenciais Parciais.

fotoFranciane20190806163516

Foto publicada no evento