Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Expansão da UFPI é uma realidade

Expansão da UFPI é uma realidade

A Universidade Federal do Piauí encerrou 2011 com a entrega de obras importantes para a toda a comunidade acadêmica. São investimentos que garantem a interação entre a atividade-meio e atividade-fim. Levando em conta que as atividades de ensino, pesquisa de extensão são influenciadas pela qualidade física das salas de aula, da adequação da iluminação e da segurança, a atual gestão tem investido em melhorias nas duas frentes.

Em 2011 foram concluídas várias obras pelos cinco campi da UFPI que proporcionaram grandes melhorias. No Campus Ministro Petrônio Portela, por exemplo, no Centro de Tecnologia foram construídos os blocos S2 e S4, passarelas e feitas ligações entre os blocos. O Campus de Teresina ainda recebeu a instalação da Rede Geral de Baixa Tensão do Centro de Ciências da Natureza - CCN, adaptações e melhorias no espaço do Núcleo de Processamento de Dados e as novas instalações da Clínica de Odontologia.

No Campus Universitário de Parnaíba se destaca a Construção do Laboratório de Piscicultura, que vai dar suporte prático a diversos cursos da UFPI - Engenharia de Pesca, Agronomia, Biologia e áreas afins. Somente nesta obra foram investidos aproximadamente R$ 170 mil.

Já em Bom Jesus, foram aplicados cerca de R$ 7 milhões em obras, as quais incluem a conclusão da quarta etapa do projeto de expansão e adaptações em dois estábulos do Colégio Agrícola.

Em Picos foram construídos um bloco para 12 salas de aula e dois laboratórios de informática. Neste campus, também foi concluída a quarta etapa de seu projeto de expansão. Em Floriano as intervenções passaram pela manutenção e ampliação do Colégio Agrícola, além de adaptação e instalações na infraestrutura do Setor I do campus.

Nas obras que foram concluídas no ano passado foram investidos R$ 54.918.453,78. A expansão quantitativa e qualitativa da Universidade Federal do Piauí tem se mostrado como um modelo para o Brasil. Tal resultado não está apenas ligado aos investimentos na garantia de uma boa infraestrutura, mas ainda na ampliação do número de cursos de graduação e pós-graduação, na contratação de novos professores e nas intervenções feitas para acompanhar todas as novidades que a instituição tem conquistado nos últimos anos. O projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), do Governo Federal, é uma realidade na UFPI em todos esses aspectos.

Novas salas de aula, salas de professores, bibliotecas, laboratórios e a construção de outros espaços integrados aos prédios já existentes na UFPI são apenas alguns exemplos do que tem sido feito nesses quase sete anos da atual gestão, período em que se dobrou a estrutura física da Instituição.

Novas obras irão otimizar atendimento na UFPI

A capacidade de ampliação da infra-estrutura da Universidade Federal do Piauí acompanha seu fortalecimento acadêmico, possibilitando o crescimento e competitividade da Instituição em todas as áreas. As obras em andamento e que serão entregues até o final de 2012 contam com recursos na ordem de R$46.533.394,11. É importante ressaltar que tais obras estão sendo custeadas ainda com recursos do orçamento de 2011.

Entre as recentes intervenções que estão sendo feitas na UFPI está a construção de um novo prédio para o Protocolo Geral. O valor da obra está orçado em R$ 670.584,54 mil reais, que será investido na construção de uma área total de 572,91 m². O Protocolo Geral será construído no terreno em frente ao prédio do Almoxarifado e contará com pavimento térreo e superior. Será composto por recepção, chefia, sala de divisão pessoal, sala de apoio, Arquivo-Divisão Pessoal, Arquivo-Protocolo, Laboratório de microfilmagem, depósito, copa e banheiros.

O Protocolo é responsável por receber os processos e correspondências endereçadas à UFPI e encaminhá-las ao setor competente. Atualmente, o Protocolo funciona em uma sala da Pró-Reitoria de Administração (PRAD) e suas instalações se tornaram inadequadas considerada a atual demanda.

Também pensando em otimizar a prestação de serviços, estão sendo reformados os seguintes espaços: PRAD (Pró-Reitoria de Administração), PREG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e Vice-Reitoria.

O Colégio Agrícola de Teresina já está sendo totalmente reformado e urbanizado. Salas de estudo, de TV e jogos serão reformadas, além do grêmio, da varanda, dos dormitórios, vestiários, banheiros e salas dos professores. A construção de um auditório também faz parte do projeto de melhoria da infra-estrutura do Colégio Agrícola. As obras se estendem pelo CCA (Centro de Ciências Agrárias), onde serão ampliados o Laboratório de Morfologia e Sementes e ainda o Departamento de Biologia e Zoologia.

Para o diretor do Colégio Agrícola de Teresina, José Bento de Carvalho, a reforma do prédio vai propiciar melhores condições de estudo. "A construção vai beneficiar os alunos no conforto e no bem estar."

Reitor assina ordem de serviço para novas obras na UFPI

Até o final deste ano, serão entregues doze novas salas de aula e ainda dois laboratórios de informática no Campus Ministro Petrônio Portella. Nos campi da UFPI pelo interior do Estado também estão sendo feitas melhorias com a ampliação dos espaços já existentes e construção de novos pontos de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.