Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Piloto Parada Solar instala placas de energia solar em parada de ônibus da Universidade

Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 14h51

A Universidade Federal do Piauí retorna às aulas e com elas projetos inovadores. Na manhã do último sábado (03/08) foram instaladas duas placas de energia solar que serão responsáveis pelo funcionamento de 8 ventiladores e 8 tomadas (normais e USB) no ponto de ônibus da Instituição.

05082019-DSC_6046.jpg

O Projeto Piloto Parada Solar, coordenado pelo Prof. Marcos Lira, foi aprovado no edital de energias renováveis da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí). O objetivo e melhorar o conforto térmico no interior da parada de ônibus de maneira sustentável. O Projeto atual beneficia somente o piloto, mas poderá ser replicado. A Prefeitura Universitária - PREUNI informa que assim que sair o pregão de manutenção vai recuperar as outras paradas, inclusive da parte de som.

05082019-DSC_6057.jpg

O Prof. Dr. Marcos Lira explica como se deu todo o desenvolvimento do novo sistema. "Nós ganhamos um patrocínio da FAPEPI, no valor de 19 mil reais, incluindo bolsas de iniciação científica.  No inicio, nós vislumbramos a ideia de dar aos usuários aqui da Universidade o maior conforto térmico, então instalamos os ventiladores. E também que os alunos e usuários de um modo geral, pudessem ter uma tomada para carregar seus equipamentos eletrônicos, dando a possibilidade para eles  usufruirem desse conforto de uma maneira sustentável. O que temos ainda é um projeto piloto e existe uma possibilidade de expandí-lo. Esse projeto vai nos beneficiar, principalmente, agora nesse período de BRO-BRÓ, do qual a gente vai ter uma contribuição significativa, dos ventiladores que possuem uma potência significativa que pode reduzir de um, dois ou três graus", afirma.

Os estudantes do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Leonardo Santiago, bolsista pela FAPEPI, e Lívio Nery, bolsista pelo PIBIC-UFPI, também são integrantes do projeto. Leonardo explica a importância de um projeto como esse na graduação. "A partir desse projeto piloto que é só uma parte de um projeto maior, nós vamos fazer uma coleta de dados das paradas que estão sem esse sistema,para realmente comprovarmos o diferencial que este projeto pode causar. O novo sistema de energias renováveis é algo que esta crescendo aqui em Teresina e pra nós da Engenharia Elétrica e muito importante está participando ativamente de um projeto como esse na nossa graduação".

WhatsApp Image 2019-08-05 at 15.14.37.jpeg

Leonardo Santiago é estudante do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI e participante do projeto

Lívio Nery destaca a relevância do projeto ter um caráter interdisciplinar e se preocupar em atender a demanda social, gerando conforto com responsabilidade ecológica e social. "Procuramos utilizar parte do potencial de radiação solar disponível em Teresina, para tentar expandir cada vez mais a utilização dessa fonte limpa e renovável, buscando diminuir tanto os riscos ambientais, como também o gasto com a energia elétrica convencional, além de utilizar a energia solar de forma criativa oferecendo opções aos alunos da universidade", diz.

MAIS FOTOS.jpeg