Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI será Vice-Presidente de Comissão internacional sobre Ciências Hidrológicas

Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 10h32

O professor adjunto Dr. Yuri Jacques da Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), será vice-presidente da Comissão internacional “ICCE Continental Erosion”, de 2019 a 2023, que tem o objetivo de melhorar o entendimento atual acerca dos processos erosivos e de sedimentação.

A Comissão é uma das pertencentes à organização International Association of Hydrological Sciences (IAHS), traduzida para o português, Associação Internacional de Ciências Hidrológicas.

"Minha participação na comissão proporciona a visibilidade da UFPI no cenário internacional, ajudando a fortalecer a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciência Agrárias (PPGCA) da Universidade", comenta o professor Dr. Yuri Jacques da Silva.

Foto Yuri.jpg

O professor adjunto da UFPI, Dr. Yuri Jacques da Silva

Atualmente, a IAHS possui membros de mais de 200 países e encontra-se organizada em dez comissões. Cada comissão é formada por um presidente, três vice-presidentes e um secretário, todos de diferentes países, visando a garantia de uma cobertura global.

O objetivo da ICCE Continental Erosion está na aprimoração do conhecimento sobre transferência de nutrientes e contaminantes associados aos sedimentos e o respectivo impacto nos ecossistemas aquático e terrestre, além da interação destes processos com outros componentes do ciclo hidrológico, ambiente e sociedade.

A ICCE trabalha, especialmente, por meio da transferência de tecnologia para países em desenvolvimento e colabora ativamente com outras comissões da IAHS e outros grupos internacionais com interesse no campo da erosão e sedimentação, incluindo a Iniciativa Internacional de Sedimentos da UNESCO, a União Geográfica Internacional (IGU), a Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD), a Associação Mundial de Pesquisa em Erosão e Sedimentação (WASER), entre outras.

O professor Dr. Yuri Jacques da Silva, também é bolsista de produtividade em pesquisa da UFPI, lotado no colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica (CPCE) e Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) e Ciência do Solo (PPGCS/UFRPE).