Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão Universidade Popular realiza visita técnica nas nascentes do Rio Parnaíba

Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 09h40

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do projeto de extensão Universidade Popular, juntamente com representantes da SEMAR, do ICMBIO e SDR, realizou nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho, uma expedição pedagógica para o mapeamento das nascentes dos brejos e dos riachos e o uso dos recursos hídricos na agricultura familiar.

A expedição contou com visita técnica ao Parque das Nascentes, que fica a 80 km do município, na cidade de Barreiras-PI. O projeto de extensão visa compreender os processos de proteção das nascentes e sua importância na garantia no abastecimento de água potável em todo o Estado do Piauí. Segundo, o brigadista Adão, que mora em Barreiras a mais de 40 anos, “os brejos e riachos são fundamentais na capacidade hídrica e na preservação das nascentes e no equilíbrio hídrico dos principais rios: Curriola, Água Quente, Lontra, Pintado”, que são afluentes do Rio Parnaíba.

001 Foto20190729163819

Equipe da UFPI, SEMAR e SDR em visitas às nascentes do Rio Parníba - Barreiras - PI

Fonte:  Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC, 2019). Foto: Thaynan Santos

Segundo a Profa. Dra. Socorro Silva, “a perspectiva é discutir a necessidade de um projeto de lei Estadual de proteção das nascentes, dos riachos e dos brejos na região do Sul do Piauí, a partir da experiência de proteção das nascentes do rio Parnaíba”.

A PREXC/UFPI apoia o projeto de extensão Univeridade Popular que possui atualmente 04 (quatro) bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e no acompanhamento e monitoramento da execução do projeto.

002 Foto20190729164351

Brejo de Campo Maior - Uruçuí Velho, em Barreiras - PI

A parceria da UFPI com a SEMAR e SDR fortalece o desenvolvimento do projeto de extensão e levanta a necessidade do Estado na proposição de projetos alternativos de proteção das nascentes dos brejos e riachos. Segundo a bolsista Onazionir da Silva, que também reside em Barreiras (PI), o projeto de extensão possibilitou a formação sobre os recursos hídricos da região, até mesmo, conhecer o Parque das Nascentes, que apesar de morar em Barreiras não conhecia. A escolha de Barreiras para fazer parte do projeto garante a relação e compromisso social da universidade com a comunidade”. Nesse sentido é de suma importância a integração do poder público em parceria com o projeto de extensão Universidade Popular para dar maior visibilidade aos problemas relacionados às questões hídricas no Estado do Piauí.

003 Foto20190729164734

Percurso até a nascente do Rio Parnaíba Brarreiras - PI

Durante a visita técnica fizemos troca dos diálogos entre universidade e comunidade buscando entender a relação dos riachos com os rios, da importância para o meio ambiente e o social. A PREXC tem sido fundamental no apoio aos bolsistas e na presença ativa de acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento do projeto. A intenção do projeto é firmar termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado (Secretaria Estadual do Meio Ambiente –SEMAR; Secretaria de Desenvolvimento Rural –SDR e EMATER) e UFPI, parceria necessária para apresentação do projeto de lei de proteção das nascentes dos brejos e riachos na região.

Informações: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC-UFPI)

Confira mais fotos:

006 Foto20190729164949

Nascente do Rio Parnaíba Barreiras - PI

008 Foto20190729165146

Equipe de pesquisadores e bolsistas do projeto de extensão

009 Foto20190729165314

Visita à comunidade Brejo da Lagoa - Barreiras - PI