Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra na UFPI debate reúso de água

Palestra na UFPI debate reúso de água

Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 08h56

WhatsApp Image 2019 07 29 at 15.14.3020190729155114

Soluções para crises hídricas do país e consolidação do reúso de água pela sociedade. Esses foram alguns temas tratados na palestra Reúso de Água na Crise Hídrica, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A proposta do evento foi a de ampliar a discussão sobre o uso consciente da água, de forma a contribuir para o meio ambiente.

Presente no evento, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, considerou que o assunto é preocupação da Universidade e que é de extrema importância tratar a temática .

“É sempre uma alegria voltar ao CT, independente do tipo de solenidade ou de tema abordado. Hoje o que me trouxe foi esse tema, de extrema importância, que é a questão da água dentro do contexto da sustentabilidade. É um assunto de interesse de todos e esse assunto está dentro de uma pauta que o Prof. Dr. Arimatéia (Reitor da UFPI), está encaminhando para o MEC. A temática tem grande importância e alcance social, porque também faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica a Vice-Reitora.

WhatsApp Image 2019 07 29 at 15.14.2920190729155234

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, em palestra sobre Reúso de Água

A palestrante Lídia Medeiros é bióloga, empreendedora e trabalha com sistemas de reúso de água. Ela destacou que o principal objetivo é trazer à tona o tema de reúso que é um pouco deixado de lado, embora já tenha sido discutido nos fóruns e congressos.

WhatsApp Image 2019 07 29 at 15.14.30 120190729155454

Palestrante Lídia Medeiros em evento no Centro de Tecnologia (CT)

“É algo sempre atual. Como a crise hídrica é um assunto recorrente na nossa região,é importante trazer esse assunto não só para a população, mas também para os profissionais. Ou seja, disponibilizar para a população fontes alternativas para que a gente pare de depender cem por cento das fontes convencionais. Cada um tem que fazer sua parte, independente do que o Estado disponibiliza à população. É necessário que tenhamos consciência do uso da água para que ela não falte”, enfatiza a palestrante.