Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, Incra e trabalhadores rurais discutem ações do Pronera no Piauí

UFPI, Incra e trabalhadores rurais discutem ações do Pronera no Piauí

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, propôs a reunião que foi realizada no último sábado (08), em Floriano. Representantes de movimentos sociais e sindicais da região, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater/PI) participaram do encontro para tratar dos cursos que serão realizados no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que objetiva atender às populações rurais do Piauí.

O Pronera é executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação em todos os níveis de ensino que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. A equipe do Pronera no Piauí apresentou durante a reunião os princípios, orientações e regulamentações para execução do programa.

O professor Flávio Rovani, coordenador do Pronera no campus Floriano da UFPI, falou sobre a importância de discutir as ações do programa numa reunião com representantes das instituições que compõe o projeto. "Este foi um momento de articulação entre a UFPI, o Incra e os trabalhadores rurais para formatar um programa no campus que faça o diálogo entre estas instâncias e que no final reverbere na melhoria da qualidade de vida no campo e na melhoria do nível educacional dos trabalhadores", diz.

Para o representante da FETAG de Floriano, Jucinaldo Roseno, quem não vive no campo precisa do campo para sobreviver. "E para o campo ser produtivo, precisa de educação voltada para nossa realidade", disse ele. As atividades terão prosseguimento com a recepção das demandas apresentadas pelos movimentos sociais e sindicais e posterior formatação dos projetos de educação.