Nota ao público

Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 11h48

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Hospital Veterinário Universitário (HVU), informa que, no final de junho, deu entrada no Hospital um cavalo com sintomas semelhantes ao Mormo equino. O resultado do primeiro exame, dia 5 de julho, mostrou-se inconclusivo. Mesmo assim, o HVU tomou todas as medidas necessárias, incluindo o isolamento prévio do animal e a restrição do acesso à Clínica de Grandes Animais do Hospital.

Em um segundo exame, no dia 18 de julho, foi confirmado o diagnóstico de Mormo, sendo o animal sacrificado conforme protocolo estabelecido.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) reforçou a necessidade de interdição da Clínica de Grandes Animais do HVU, pelo risco de contaminação no local, e controle da disseminação da doença; medidas já tomadas pelo hospital. Confira nota.

A experiência da equipe do HVU e a expertise na realização de atendimentos diversos, desde consultas, cirurgias, internações e inúmeros tipos de exame foram fundamentais para a detecção da doença, buscando evitar possível contaminação de outros animais e de seres humanos.

Na tarde da última terça-feira (24), a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, recebeu o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo e o Médico Veterinário da UFPI, Osvaldo Duarte, e trataram sobre as medidas adotadas e providências futuras da Universidade sobre o caso. Na ocasião foi informada, ainda, sobre a reunião que aconteceu no mesmo dia, com representantes de entidades relacionadas ao caso, como a ADAPI, a Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (AVAPI), o Centro de Controle de Zoonoses de Teresina e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Em 16 anos de funcionamento, o HVU já atendeu mais de 150 mil animais e realizou quase 750 mil procedimentos médicos (consultas, cirurgias, exames laboratoriais, raios x e ultrassons), funcionando 24 horas, para o bem atender na prestação de serviços especializados.