Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
Início do conteúdo da página

HU-UFPI promove Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 16h40
unnamed.jpg
 
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará nesta quinta (25) o Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A atividade compõe o Julho Verde - Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. 
 
Organizada pela Unidade de Cabeça e Pescoço, a ação será das 8h30 às 14h e constará de atividades educativas, triagens de pacientes e consultas com cirurgiões de cabeça e pescoço e com cirurgiões bucomaxilo, sem necessidade de agendamento. “A prevenção e diagnóstico precoce é de extrema importância no tratamento desta doença, uma vez que a precocidade significa alta taxa de cura”, explica uma das coordenadoras da atividade, a cirurgiã oncológica Katia Marabuco, professora do Departamento de Cirurgia Geral da UFPI.
 
Serão mais de 30 profissionais, entre médicos-cirurgiões, médicos residentes, enfermeiras e outros. A atividade conta com o apoio logístico da Divisão de Enfermagem e do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde que, juntamente com Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibilizarão as vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) necessárias aos atendimentos. 
 
O câncer de cabeça e pescoço tem como principais fatores de risco, o fumo, o consumo de álcool, as infecções por HPV e o excesso de exposição solar. Os tumores podem ser assintomáticos no princípio da doença. Estima-se 43 mil novos casos da doença no Brasil a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde. 
 
O Julho Verde ocorre em todo o Brasil, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). Com o mote “O câncer está em nossa cara, mas às vezes não se vê”, a Campanha tem por objetivo alertar para os diversos riscos, os cuidados com a saúde e a importância de uma vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos e cuidados pessoais.

 

Fim do conteúdo da página