O “Simpósio Internacional de Saúde da Mulher”, promovido pela Prefeitura de São Raimundo Nonato (Piauí) em parceria com Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) da Universidade Federal do Piauí, será aberto oficialmente na próxima sexta-feira (26). O evento tem início previsto para às 9h com o Diálogo Deliberativo – EVIPNet e será realizado na UNIVASF.
A cerimônia de abertura começa a partir das 14h com a conferência de abertura Estratégias para redução da Mortalidade Materna no Estado do Piauí, com a conferencista Carmem Verônica Mendes Abdala, do BIREME/OPAS/OMS. A programação vai até o dia 27 de julho. As inscrições podem ser feitas via internet pelo site do evento.
O primeiro módulo do simpósio “Saúde Materna na Agenda 2030”, será coordenado pelo Dr. Luiz Ayrton Santos Junior e moderação da Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, que abrigará duas conferencias “Agenda 2030 e contribuições” e “Mestrado e Doutorado Profissional na área da Saúde da Mulher”.
A programação segue no sábado (27), também na UNIVASF, a partir das 9h, com a apresentação sobre “A saúde e o câncer: como se proteger”; “Acesso ao tratamento de câncer de mama de mulheres do território Serra da Capivara”; “Produtos Naturais para a Saúde da Mulher”, “A fitoterapia empregada para saúde da Mulher”. As conferências serão ministradas por: Prof. Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior; Samara Maria Moura Teixeira Sousa; Dr. Mahedra Rai, Professor and Head Department of Biotechnology SGB Amravati University, India e Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, respectivamente.
O simpósio contará com espaço para apresentação de trabalhos. Somente serão aceitos trabalhos no formato "BANNER digital" e o eixo temático é:"Educação em Saúde da Mulher".