Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Semana Acadêmica de Ciências Sociais tem início com oficina

Semana Acadêmica de Ciências Sociais tem início com oficina

O Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais (SACS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deu início na manhã desta terça-feira (11), as atividades da Semana Acadêmica de Ciências Sociais, com o tema "Economia Solidária do Piauí: reconstruindo os campos de atuação".

Alunos durante a Palestra do Professor Sávio Stoco

O evento teve início com a Oficina "Crítica do Audiovisual Brasileiro-Leituras Regionais", ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ms. Sávio Stoco, que abordou a importância das produções cinematográficas locais. "O objetivo é reunir pessoas que pretendem estudar e compreender filmes a partir da leitura específica que eles trazem do contexto regional", explicou.

A Semana Acadêmica tem como objetivo a promoção de intercâmbio entre as mais diversas áreas do conhecimento das Ciências Sociais, além de promover um debate para além da academia visando assim uma aproximação com a comunidade e fortalecer a temática proposta e dessa forma, compreender o caráter das Ciências Sociais no tocante a economia solidária.

Alexandre Carvalho, coordenador do evento e Sávio Stoco, professor da Unicamp

"O Piauí é referência em economia solidária, porém a sociedade não tem conhecimento disso. Nosso objetivo é levar o que está sendo produzido na academia e na área de economia solidária ao conhecimento do público", destacou o estudante Alexandre Carvalho, coordenador do evento.

O Chefe de Departamento de Ciências Sociais, Professor Francisco Mesquita de Oliveira, enfatizou a importância do evento para a interação da universidade com os diversos segmentos sociais. "Este é um espaço para os alunos trocarem ideias e experiências com os professores, além de aproximar a universidade de grupos e comunidades que não têm acesso a esses trabalhos. É uma relação de troca entre a universidade e a comunidade local", disse Mesquita.

A Semana Acadêmica de Ciências Sociais acontece até o dia 14 de junho. A programação do evento conta com três mesas-redondas:

MESA 1 (12/06): " Primeiras ações e desenvolvimento das políticas públicas para a economia solidária". Abordará a história da economia solidária no Piauí, com a presença da professora Jaqueline Melo (SEMEST/PMT), do Deputado Estadual Cicero Magalhães, além do professor Dr. Luiz Carlos Rodrigues (DECON/UFPI);

MESA 2 (13/06): "Discutindo a realidade da econimia solidária no Piauí", com participação do Secretário Municipal Olavo Braz (SEMEST/PMT), e do Superintendente do INCRA no Piauí, Raimundo Teixeira.

MESA 3 (14/06): "Caminhos e estratégias a seram seguidos pela economia solidária", com a participação do Dr. Rubervam Maciel (SRTE/PI) e integrantes do Movimento sem Terra (MST).

Mais informações: www.sacsano2013.ucoz.com.