Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula prática dá início às atividades dos Painéis Funarte na UFPI

Aula prática dá início às atividades dos Painéis Funarte na UFPI

Na noite desta segunda-feira (10), no auditório do Departamento de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aconteceu a primeira aula prática dos Painéis Funarte de Regência Coral. O evento, que é uma parceria entre a UFPI e a Fundação Nacional de Artes, segue até próximo sábado, dia 15 de junho.

Em Teresina, o coordenador do evento é o professor do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Cássio Martins. Ele explica como surgiu a ideia da UFPI sediar os Painéis. "Conheci o projeto dos Painéis Funarte por meio de um congresso que participei em João Pessoa. Um ex-professor da UFPI, transferido para a cidade, ajudou a organizar o evento lá e comentou sobre a proporção que o painel tomou na cidade. Entramos em contato o reitor da UFPI, professor José Arimatéia Dantas Lopes, que gostou muito da ideia de se organizar o evento em Teresina, e se prontificou em apoiar nossa iniciativa", explicou.

Segundo Cássio Martins, o encontro promove a interação não somente entre grandes regentes de corais, como Eduardo Lakschevitz e Ângelo Dias, mas também porque propicia a melhoria da qualidade dos corais de Teresina, disponibilizando novas informações para os regentes locais. "O evento fomenta e forma professores para a rede de educação básica. Acredito que com a nova lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas, essa é uma oportunidade que nossos próprios alunos licenciados terão de usar sua voz, com aula coletiva, permitindo desenvolver seus respectivos trabalhos", enfatizou.

Neste ano, as ações serão realizadas em quatro cidades, abrangendo o Norte, Nordeste e Sudeste do país, como explica o coordenador pedagógico dos Painéis Funarte de Regência Coral, Eduardo Lakschevitz. "A programação foi aberta em Teresina, depois, os cursos seguirão para Mogi das Cruzes, em São Paulo, de 24 a 29 de junho; Rio Branco, no Acre, de 8 a 13 de julho; e Santarém, no Pará, de 29 de julho a 3 de agosto. Embora sejam realizados em cidades determinadas, os cursos estão abertos a regentes e a coralistas de outros Estados", disse Eduardo Lakschevitz.

A programação oferece aos participantes noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal. Durante seis dias, os participantes - que podem ser coralistas ou regentes corais -, receberão aulas práticas e teóricas. Também será formado um grande coro, que se apresentará no concerto de encerramento, no próximo sábado (15), às 19h, no Cine Teatro da UFPI.