Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe professor indiano para falar sobre Biosíntese de nanopartículas

UFPI recebe professor indiano para falar sobre Biosíntese de nanopartículas

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 08h18

CCN-3.jpg

A internacionalização é muito importante e funciona como elo essencial para aproximar ideias e pessoas. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), pensando nessa integração e compartilhamento de saberes realizou na tarde desta quarta-feira (26) palestra com tema “Biosíntese de nanopartículas: suas aplicações e limitações”, no auditório do Departamento de Química. O evento contou com a presença do professor Mahendra Kumar Rai (da Índia), que destacou a importância do uso de nanopartículas.

CCN.jpg

Cristiane Feitosa é professora do departamento de Química

Cristiane Feitosa é professora do departamento de Química e docente dos programas de Ciência Farmacêutica e Química, e foi a responsável pela implantação do professor Mahendra como pesquisador visitante. A bolsa é dado pelo Cnpq, tem duração de um ano, onde ele vai trabalhar com reação farmacêutica repelentes. “Eu enxergo a internacionalização de forma muito boa. O aluno, quando vem, ele contribui mais com o nosso programa e só tem a melhorar muito o programa de pós”, destaca Cristiane.

CCN-2.jpg

Professor Mahendra Kumar Rai (da Índia)

O professor Mahendra já publicou cerca de 50 livros e na palestra falou sobre as novas técnicas que ele vem implantando, como nanopartículas de prata e encapsulamento de substâncias que podem ser úteis em várias doenças. A Profa. Cristiane segue ressaltando a importância desse espaço. “Nós vamos melhorar o intercâmbio de alunos com o pessoal da Índia e com alunos de outros países que possam vir para cá para melhorar nossas publicações, nossos projetos e também visando patentes”, enfatiza.

CCN-5.jpg

Milton Matos é professor do Departamento de Química e coordenador do programa de Pós-Graduação na área de Fisico-Química e Química Orgânica e prestigiou a palestra. Ressaltou que tratou-se de um momento que ele presta um pouco de conta do porquê que ele veio, onde com seu currículo contribui muito com o programa e pode auxiliar os professores em diversas áreas.

“Quando se imagina internacionalização, ela não está somente relacionada em ir alguém da UFPI para fora ou trazer alguém. Na prática, vai ser publicar com pessoas de fora. E a vinda do professor da Índia para dentro da nossa instituição cumpre um desses requisitos exigidos pela CAPES, por exemplo. Em termos de qualidade e qualificação em relação às agências de fomento, a UFPI, nesse sentido, está fazendo exatamente o que é exigido”, ressalta o Prof. Milton.

CCN-6.jpg

Adenilson Felipe é discente do programa de pós-graduação em Química

Adenilson Felipe é discente do programa de pós-graduação em Química (mestrado) fala que é o momento propicio para compreender a ciência em um âmbito muito mais amplo do que apenas o local. Ressalta que um dos pontos positivos é o contato com outra língua, como o inglês, que ajuda durante a formação. “Outro ponto positivo é ele estar apresentando um trabalho sobre nanopartículas, que são muito importantes em vários âmbitos. Ele mesmo está falando tanto que a nanotecnologia, aliada a nanociência, no quesito de terapias medicinais, é de abrangência internacional. Além de mostrar a característica local do desenvolvimento da sua ciência no Brasil, também mostrou o desenvolvimento, por exemplo, do país dele, a Índia”, explica Adenilson.

CCN-4.jpg

Fomentar a internacionalização reforça a integração entre alunos e professores, auxilia na difusão de saberes, além de incrementar e impulsionar o processo de formação dos mestrandos e doutorandos.