Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGAN/UFPI realiza abertura do II Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN)
Início do conteúdo da página

PPGAN/UFPI realiza abertura do II Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 10h25

CONBAN 2019 2020190626174117

Mesa de abertura no auditório Senador Fernando Bezerra

Na tarde desta quarta-feira (26/06), ocorreu a abertura do II Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN), evento acadêmico realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Piauí (PPGAN/UFPI). A presente edição traz como tema “Avanços Científicos na Obesidade: da Alimentação à Nutrição Molecular”, com foco principal voltado às práticas profissionais e de promoção da saúde destinados a obesidade. 

O auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) foi palco da solenidade de abertura, em que estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Profa. Dra. Dilina do Nascimento Marreiro, Coordenadora do CONBAN e Profa. de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UFPI; Profa. Dra. Betânia de Jesus e Silva Freitas, Vice Coordenadora do Congresso; Profa. Dra. Karoline de Macêdo Frota, Chefe do Departamento de Alimentos e Nutrição da UFPI; Prof. Dr. Leonardo Torres-Leal, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição/UFPI; e a Gerente Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6), Karine Brebal.

Para a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o evento é uma oportunidade para o repasse de conhecimento científico à população e engrandece o cenário de Pós-Graduação da universidade. “A temática de obesidade é importante em nível mundial porque é um problema de saúde pública. Neste Congresso temos a oportunidade de tratar deste tema sob vários aspectos: avaliação nutricional, dieta, importância da genética, dentre outros. Para contemplar os assuntos a serem abordados trouxemos vários profissionais renomados do Brasil. É um evento que está ancorado na Pós-Graduação, eixo que vem crescendo na UFPI, e o evento vem para consolidar o atual momento”.

CONBAN 2019 1120190627103117

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

O início das atividades foi marcado pela conferência “A ‘dieta do DNA’ realmente funciona?”, presidida pela Vice-Reitora da UFPI e nutricionista, Profa. Dra. Nadir Nogueira e ministrada pelo Prof. Dr. Dennys Esper Cintra (UNICAMP). O Congresso abrange, ainda, o Simpósio do International Life SciencesInstitute do Brasil (ILSI), que tem programação composta por diversos pesquisadores da área da saúde do território nacional.

A Coordenadora do CONBAN, Profa. Dra. Dilina do Nascimento Marreiro, fala da importância da segunda edição do Congresso para o avanço da pesquisa acadêmica piauiense. “O Congresso faz parte de exigências de avaliação para manter firme os cursos de Pós-Graduação. Tentamos levar conhecimento para a população do que é produzido dentro do programa na UFPI e atualizar as pessoas sobre vários temas no que diz respeito a área. Embora o Piauí esteja colocado como um estado periférico em âmbito nacional, dentro da universidade, temos conseguido avançar com pesquisas, inclusive com reconhecimento internacional”, completa Dilina.

CONBAN 201920190627101349

Profa. Dra. Dilina do Nascimento Marreiro, organizadora da II edição do CONBAN

As apresentações a serem discutidas trazem discussões em alta na sociedade, como os edulcorantes, a segurança alimentar e as dietas de restrição. O último, ministrado pelo Prof. Dr. Mauro Fisberg (Instituto Pensi/SP), com experiência na área de Nutrição da Criança e do Adolescente, com ênfase em obesidade e outros distúrbios. Para Mauro, a nutrição no país e no mundo trouxe mudanças complexas para os novos enquadramentos da área. “Estamos em uma situação em que temos todas as doenças da pobreza convivendo com as doenças da abundância. Então saímos de um paradigma de desnutrição para a obesidade, um problema que convive com outros, como a carência de vitaminas, micronutrientes e a presença dos modismos alimentares”.Em foco das chamadas “dietas de restrição”, o especialista complementa “É preciso discutir o que está espalhando de fake news e informações divulgadas sem evidência, de tal forma que causa um agravo de um quadro emocional complicado as pessoas voluntariamente acabam se privando de grupos alimentares muito importantes por conta de modismos que não tem embasamento científico”.

CONBAN 2019 420190627101542

Os palestrantes, Prof. Dr. Mauro Fisberg e Profa. Dra.Maria Cecília Toledo; com Diilina, organizadora do evento; e Flávia Goldfinger, Diretora Executiva do ILSI

Os estudantes de Alimentos e Nutrição que presenciam o II CONBAN, vivem a experiência de aprimorar os conhecimentos na formação.Jennifer Beatriz da Silva, doutoranda e participante da organização do evento, conta a sensação de fazer parte do Congresso. “A organização traz uma carga de experiência muito grande e o privilégio de estar dentro da elaboração de um evento de porte nacional. Temos a chance de oportunizar um conhecimento com bastante responsabilidade, tanto para os profissionais quanto para a sociedade em geral”. Para Tiago Leitão Pereira, estudante de graduação da UFPI, campus de Picos, a primeira vez no evento traz a expectativa do crescimento na área. “O objetivo é adquirir novos conhecimentos dentro do meio acadêmico e estar por dentro das atualidades na área, até por conta dos palestrantes que temos a oportunidade de ter contato. Espero levar os conhecimentos repassados para o campo de atuação”, finaliza o estudante.

O cronograma de apresentações do II Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN) conta com conferências, exposições de trabalhos e rodas de conversa sobre a produção científica, tecnológica e cultural para complementar as discussões acerca da obesidade. O CONBAN se estende até a próxima sexta-feira (28/06), em Teresina.

Assista a matéria em vídeo na UFPITV:

Captura de Tela 2019-06-27 às 09.07.51.png

clique mais fotos201903181655352019031913101020190626203935

 

 

Fim do conteúdo da página