Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dissertação defendida na UFPI conquista menção honrosa no Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 15h10

menção.jpg

Maíla de Lima Claro atualmente faz doutorado na UFPI

Maíla de Lima Claro, que defendeu no Programa Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFPI a dissertação “Metodologia para identificação de glaucoma em imagens de retina”, conquistou menção honrosa pelo trabalho no Concurso de Teses e Dissertações do 19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). A premiação ocorreu durante o evento, realizado em Niteroi-RJ, entre os dias 11 e 14 de junho. A aluna foi orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo Melo de Sousa Veras e coorientada pelo Prof. Dr.André Macêdo Santana.

"Nosso trabalho tem como intuito realizar uma dinamização nas rotinas clínicas nos exames de detecção de glaucoma através dos usos das imagens digitais da retina. Para isso, realizamos um vasto estudo, fizemos avaliações e desenvolvemos um método que fosse capaz de detectar automaticamente o glaucoma nessas imagens digitais", explica a doutoranda na UFPI, Maíla de Lima Claro, que comentou também que o trabalho tem como vantagens "a redução de custos e a promoção de diagnósticos precoces e, a partir disso, conseguir direcionar os pacientes para tratamento mais assertivos". Sobre o título de menção honrosa recebido no evento Maíla destacou: "Ficamos muito surpresos e felizes com o título de menção honrosa, pois assistimos às apresentações dos colegas e todos os trabalhos foram muito enriquecedores e de grande importância para o campo da Saúde".

Para o orientador da aluna, o resultado conquistado pela dissertação de Maíla reflete o bom trabalho desempenhado no PPG. "Maíla foi pré-selecionada entre 9 finalistas e, durante o evento, após as apresentações dos trabalhos, foram escolhidas as premiações", explica Rodrigo Melo de Sousa. "A importância de receber esse prêmio é grande no sentido de termos a certeza de que o trabalho realizado em nosso programa de pós-graduação tem relevância nacional. Fomos bem avaliados pelo comitê que contou com professores de diferentes instituições do Brasil chegando a conquistar essa menção honrosa".

premio 2.jpg

O 1º Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (CTD-SBCAS 2019) teve objetivo de divulgar a pesquisa na pós-graduação em temas relacionados à aplicação da Computação na área da Saúde, premiando as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico ou profissional), defendidas e aprovadas no Brasil, durante o ano de 2018.

Foram selecionadas para publicação e apresentação as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica. O concurso selecionou cinco trabalhos: a melhor tese, uma menção honrosa (tese), a melhor dissertação, e duas menções honrosas ( dissertações).

premio 4.jpg

Parte do trabalho de Maíla foi publicado também na Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA), do Instituto de Informática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a revista nacional mais bem avaliada pela Capes na área de Ciência da Computação.

Outros prêmios no PPGCC - Este é o segundo prêmio que o PPGCC conquista só em 2019. No Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, o aluno Neclyeux Monteiro, sob orientação do professor André Soares, recebeu o prêmio de segundo melhor artigo científico, com o paper " Novo Algoritmo para Provisão de Banda de Guarda Adaptativa em Redes Ópticas Elásticas".

Acompanhe todas as notícias sobre o PPGCC no site do programa www.ppgcc.ufpi.br e pelo perfil no Instagram @ppgcc_ufpi.