Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI disponibiliza Kits Odontológicos a estudantes da graduação

UFPI disponibiliza Kits Odontológicos a estudantes da graduação

Na manhã dessa quinta-feira (06), o reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Torres, entregaram cinco kits odontológicos aos alunos do Curso de Graduação em Odontologia. A entrega dos Kits aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença da coordenadora do curso de Odontologia, Prof.ª Dr.ª Simone Lobão, e dos estudantes beneficiados.

Acadêmicos de Odontologia da UFPI recebem Kits Odontológicos

Os kits odontológicos integram a política de assistência estudantil da UFPI e são destinados a alunos cotistas ou em situação de vulnerabilidade social que estejam no 4º período da graduação. Cada Kit, no valor de R$ 2.453,75, é composto por 41 itens, que contém tesouras, moldeiras, alicates, articulador facial semiajustável, entre outros materiais permanentes.

Cada Kit Odontológico é composto por 41 itens

O reitor José Arimateia enfatizou a preocupação da universidade em contribuir para a permanência do aluno e a conclusão da graduação. "O estudante do curso de odontologia que não tem um kit desse não consegue dar continuidade ao seu curso. Além de dar condição de acesso, a universidade também se preocupa em dar condição de permanência ao aluno. A Universidade Federal do Piauí está dando exemplo para as outras universidades federais com essa iniciativa", disse.

Segundo a Vice-Reitora, Nadir Nogueira, a entrega dos kits odontológicos também serve de incentivo aos jovens que desejam cursar Odontologia e ficam receosos quanto ao valor do material necessário para formação acadêmica na área. "A iniciativa da UFPI permite aos alunos que tenham identidade e vocação para a área de Odontologia, e que às vezes se veem limitados por conta do custo, fiquem motivados a tentar ingressar no curso. Essa já é uma realidade que nós estamos observando", destacou.

A professora Simone Lobão, coordenadora do curso de Odontologia, reforçou a importância dessa iniciativa. "Desde que começou o programa de cotas, a nossa preocupação maior era apoiar a permanência do aluno na graduação. Porque o valor do investimento para se fazer um curso de odontologia é muito alto. Então, não adiantava a universidade abrir cotas e depois o aluno não ter condição de cursar. Esse kit é essencial para que muitos alunos de Odontologia terminem o curso.", afirmou a coordenadora.

O Kit tem por finalidade contribuir com o instrumental necessário para a boa formação dos futuros odontólogos, disponibilizando ítens necessários para realização das práticas odontológicas. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC-UFPI) é responsável por avaliar e destinar esse tipo de auxílio aos alunos. A Pró-Reitora Cristiane Batista Torres falou da importância de se desenvolver projetos que apoiem a permanência e a aprendizagem do aluno. "A UFPI tem uma política de dar condições de manter os alunos na universidade e garantir a qualidade de sua formação", explicou.

Kit Odontológico: benefício que integra a política de assistência estudantil da UFPI

Os acadêmicos de Odontologia Arudéia Lopes, Irailde Santos, Jessiane Moraes, Mayara Bezerra e Ronaldo Oliveira foram beneficiados com os kits. "O Kit essencial porque a gente não pode comprar todos os instrumentos. Esse material é essencial para  que eu posso continuar no curso. Com esse apoio, a gente se senti mais incentivado e até com mais força de vontade pode continuar a estudar", disse Ronaldo Oliveira.

Os Kits Odontológicos são sedidos aos alunos, que, no momento do recebimento, assinam termo de compromisso, no qual atestam que o material deverá ser devolvido ao término do curso, em devidas condições de uso para que outros estudantes, na mesma situação, também possam utilizar este benefício.

Os alunos beneficiados assinam termo de compromisso ao receber o Kit Odontológico