Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada a VI Mostra de Estágio Obrigatório do Curso de Serviço Social

Realizada a VI Mostra de Estágio Obrigatório do Curso de Serviço Social

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 14h38

O Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenação de Estágio, realizou no dia 12 de junho de 2019, a VI Mostra de Estágio Obrigatório do Curso de Serviço Social, no hall central do CCHL.

evento ss 620190614095332

Realização da VI Mostra de Estágio Obrigatório do Curso de Serviço Social

A Mostra Interativa de Estágio faz parte da programação do evento de extensão II Painel de Estágio Obrigatório e Mostra Interativa do Curso de Serviço Social da UFPI: Indissociabilidade entre o saber e o fazer, planejada para demarcar o encerramento do estágio curricular obrigatório do curso e tem como como objetivo publicizar para a comunidade acadêmica e, principalmente, para os futuros estagiários, as experiências do Estágio I e II, cursados nos períodos 2018.2 e 2019.1.

evento ss 220190614094049

Evento visa o compartilhamento das experiências do Estágio I e II

"A Mostra consiste na apresentação/exposição das experiências vivenciadas pelos estagiários a partir de sua inserção nos campos de estágio e protagonizadas com base no projeto de intervenção elaborado sob supervisão de campo e acadêmica, com vistas ao aprendizado do exercício profissional do assistente social nos diversos espaços sócio ocupacionais, explica a Profa. Dra. Lucia da Silva Vilarinho, Coordenadora de Estágio-DSS.

evento ss 320190614094343

Profa. Dra. Lucia Vilarinho (à direita) e Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizzo (à esquerda)

Estiveram presentes na Mostra a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizzo; o Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait; a Chefe do Departamento de Serviço Social, Profa. Dra. Edna Maria Goulart; a Coordenadora do curso de Serviço Social, Profa. Dra. Solange Teixeira; a coordenadora de Estágio – DSS, Profa. Dra. Lucia da Silva Vilarinho; as docentes supervisoras do DSS; as assistentes sociais supervisoras dos campos institucionais, estagiárias(os) e estudantes.

Durante a Mostra, estagiários, supervisores de campo e docentes supervisores apresentaram os projetos de intervenção do estágio, com destaque das ações programadas / realizadas e dos resultados alcançados, além de mostrarem os campos de estágio, o serviço social na instituição e outros aspectos pertinentes. A exposição dá-se por meio da exposição oral dos projetos e também através de banner, folder, cartaz, fotos, varal e outros instrumentos visuais.

evento ss 520190614095011

Apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de estágio

Os Projetos de Intervenção dos estagiários foram elaborados no Estágio I (2018.2) e executados no Estágio II (2019.1). Os projetos são elaborados em conjunto com os supervisores acadêmicos e de campo, a partir da realidade de cada espaço sócio ocupacional institucional no âmbito das políticas sociais de assistência social (Profas. Responsáveis: Dra. Iolanda Fontenele, Dra. Rita de Cássia Sobral, Dra. Maria Dalva Macedo); saúde (Professoras responsáveis: Dra. Lucia Vilarinho, Dra. Lucia C. dos S Rosa, Dra. Edna Goulart) e sócio jurídico (Professora responsável: Dra. Rosilene).

evento estagio ss 120190614093835

Nesta VI MOSTRA foram apresentados 14 Projetos de Intervenção, elaborados pelo coletivo de 22 estagiários matriculados, em estágio em 14 campos de estágio, conforme quadro abaixo:

TÍTULO

PROJETO

INSTITUIÇÃO

CAMPO DE ESTÁGIO

POLÍTICA

Acolher +

Hospital Universitário-HU UFPI

Acolhe-Onco: da espera ao acesso de direitos

Hospital Universitário-HU UFPI

PCD em movimento: convivência e sociabilidade

CRAS SUDESTE I

Socializar para Incluir: Conhecendo o Cadastro Único”

SEMCASPI-Renda Mínima

Conhecer recursos para aprimorar ação em rede à pessoa em situação de rua

Consultório na rua

Saúde/Assistência Social

Conhecer para intervir no Capsi Dr. Alexandre Nogueira

CAPS i Dr. Alexandre Nogueira

Saúde Mental

Um olhar para lém do Caps, a partir do Projeto terapêutico singular

CAPS II Sul

Saúde Mental

A informação como recurso de direito

Secretaria de Justiça do Estado-SEJUS

Socio jurídico

Informar para reduzir os danos causados pelo uso de substâncias psicoativas

Secretaria de Justiça do Estado-SEJUS

PROJETO CONSTRUIR

saberes . ação . proteção

Tribunal de Justiça do Estado-1ª VARA da Infância e Juventude

Socio jurídico

Projeto luz para a vida: acolhendo as mães que acompanham os recém-nascidos em tratamento de fototerapia na MDER

Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER

Exercendo a cidadania nos espaços de cultura e lazer da cidade.

CAPS II sul – Teresina, Piauí

Saúde Mental

Democratizar informações acerca dos direitos socioassistenciais.

CAPS III

SUL

Saúde Mental

Lugar de mulher é onde ela quiser: gênero, protagonismo e cidadania.

Casa de Zabelê

Confira mais fotos do evento:

evento ss 720190614142722

evento ss 820190614142926