Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Medicina realiza primeira prova prática

Curso de Medicina realiza primeira prova prática

Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h05

Estudantes do 6º período de Medicina da UFPI participaram no dia 6 de junho, pela primeira vez na história do curso, de uma prova prática, realizada como uma das avaliações da Disciplina de Ginecologia, seguindo metodologia baseada em evidências e aprovada pela comunidade universitária internacional. Ao todo, a avaliação prática foi aplicada a 40 alunos. A ideia de realizar a prova prática surgiu em uma reunião da disciplina com os professores que aceitaram o desafio e decidiram oferecer na UFPI a prática já adotada em grandes universidades do País.

WhatsApp Image 2019-06-07 at 12.57.12.jpeg

A coordenadora da Disciplina de Ginecologia, Profa. Dra. Ione Maria Ribeiro Soares Lopes, explica que a avaliação prática seguiu a metodologia OSCE (da sigla em inglês Objective Structured Clinical Examination), conhecida na literatura médica como exame clínico estruturado por estações.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 15.59.33.jpeg

Profa. Dra. Ione Maria Ribeiro Soares Lopes, coordenadora da Disciplina de Ginecologia e chefe do Departamento Materno-Infantil  da UFPI

“É um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. É um exame estruturado por estações, atualmente considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas tanto de estudantes de medicina como de residentes”.

O exame costuma acontecer da seguinte maneira: os examinadores se alternam em estações ( salas ), onde os alunos recebem pacientes reais ou padronizados ( atores ) preparados previamente para dar respostas e como comportarem-se, para que os estudantes possam desempenhar diferentes tarefas clínicas.

“A prova foi aplicada pelo grupo de todos os professores da Ginecologia. Cada docente ficava em uma estação, e os alunos iam circulando como se fosse uma gincana. A receptividade dos estudantes foi muito boa, porque até então eram testados apenas conhecimentos teóricos nas disciplinas. Dessa forma, nos atualizamos e nos igualamos a grandes universidades do País, oferecendo uma formação completa aos nossos alunos”, detalha a Coordenadora da Ginecologia.

Como o sucesso da iniciativa, o modelo de avaliação será implantado de forma definitiva na ementa da Disciplina de Ginecologia. “Esse método trabalha o raciocínio do aluno diante de diferentes cenários clínicos pré-estabelecidos. Na minha opinião, esse método avaliativo deve ocorrer em diferentes momentos do curso e não só em determinada disciplina”, explica a Coordenadora, que enfatiza ainda ser possível replicar o modelo de prova em outros cursos da Universidade.