Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tradição na divulgação da produção acadêmica: EDUFPI lança Livros na 17ª edição do SALIPI

Última atualização em Domingo, 02 de Junho de 2019, 11h27

EDUFPI_lançamentos_salipi_201920190531163457.jpeg

A 17ª edição do Salão do Livro do Piauí – SALIPI trouxe como tema “A Leitura engradece a alma” e em conformidade com o tema da maior feira de livros do Piauí, está a Editora da UFPI – EDUFPI, que seguindo a tradição das edições anteriores, está presente mais uma vez no SALIPI com grandes lançamentos de produções acadêmicas feitas dentro da Universidade.

Sem título.png

“Ensino Superior: Processos inovadores e formativos de ensinar e aprender” e “Religiosidades e experiências espirituais na contemporaneidade”

Na tarde de sábado (01/06), a EDUFPI deu inicio aos lançamentos das obras que serão lançadas durante o SALIPI. Com os títulos “Ensino Superior: Processos inovadores e formativos de ensinar e aprender” e “Religiosidades e experiências espirituais na contemporaneidade” foi dada a largada para o aproveitamento de mais essa oportunidade de divulgar a produção acadêmica que é feita dentro, por e pela Universidade.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.17.48.jpeg

Josania Lima Portela Carvalhêdo, Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação (CCE) e Mirtes Gonçalves Honório, Professora do Departamento de métodos e técnicas de ensino

A Coletânea “Ensino Superior: Processos inovadores e formativos de ensinar e aprender”, que reúne diversos autores, foi organizada por Mirtes Gonçalves Honório, Professora do Departamento de métodos e técnicas de ensino e pela Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação (CCE), Josania Lima Portela Carvalhêdo.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.17.00.jpeg

Mirtes Gonçalves Honório, organizadora do livro

O livro trata de processos formativos no ensino superior voltado para as questões de currículo, saberes docente e metodologias ativas. “É um livro que dá ênfase ao aluno enquanto processos formativos, enquanto o aluno como protagonista, ou seja, dá ênfase a metodologias ativas. Então é um livro que eu recomendo a leitura porque é um material de leitura e reflexão necessário para todos nós que atuamos na aula Universitária.”, declara Mirtes Gonçalves Honório, organizadora do livro.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.14.42.jpeg

Resultado de estudos desenvolvidos no núcleo de estudos, pesquisa e extensão sobre formação de professores e práticas educativas, a coletânea busca romper com a prática que vem se arrastando no ensino superior como a fragmentação do conhecimento, um grande e histórico desafio.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.17.26.jpeg

Josania Lima Portela Carvalhêdo

Outra proposta do livro e do estudo do núcleo é o uso dos resultados para favorecer e garantir a aprendizagem dos estudantes. “Também buscamos superar a questão do individualismo no trabalho docente, propondo um trabalho coletivo e colaborativo. Buscando o uso de metodologias ativas do ensino superior: o envolvimento e a responsabilização também dos estudantes e a questão da avaliação. O uso da avaliação da aprendizagem no ensino superior propondo uma avaliação agora não mais excludente, mas uma avaliação que possa ser usada para reverter em aprendizagem.”, destaca Josania Lima Portela Carvalhêdo, também organizadora da coletânea.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.15.25.jpeg

Convidados prestigiam o lançamento

O segundo lançamento da EDUFPI ainda no sábado (01/06) foi a coletânea “Religiosidades e experiências espirituais na contemporaneidade”. Com organização de Francisca Veronica Cavalcante, Maria do Amparo Alves de Carvalho e Lila Cristiana Xavier Luz.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.44.58 (1).jpeg

Coletânea “Religiosidades e experiências espirituais na contemporaneidade”

Composta por diversos artigos de autores nacionais e internacionais, a coletânia é fruto de um evento que aconteceu na Universidade Federal do Piauí em 2017, a I Jornada de Estudo das Religiões. O evento teve o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia, em Arqueologia, em História, em Sociologia e vários grupos de pesquisa e núcleos de estudos. Em decorrência do evento, os participantes das palestras e mesas redondas foram convidados à produzirem artigos para o livro.

WhatsApp Image 2019-06-02 at 10.26.08.jpeg

Edgar Leite,  Francisca Veronica Cavalcante e autoras de artigos da coletânia

A obra reúne diversos autores de vários campos do conhecimento que abrangem desde a Psicologia, até a Antropologia, a Sociologia e a História. “O material apresenta uma grande diversidade de olhares sobre a questão da religiosidade e experiências espirituais na contemporaneidade.”, destaca Francisca Veronica Cavalcante, uma das organizadoras da coletânea.

Edgar Leite é autor de um dos artigos do livro e trata sobre a redemocratização do Brasil e o advento das igrejas midiáticas, o artigo é resultado da dissertação dele no Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFPI. “Trabalhamos a logica de mercado nessas igrejas, numa perspectiva, do que chamamos em metáfora de “pequenas igrejas e grandes negócios”, que é a questão das igrejas que se propõe a trazer uma proposta de mercado no discurso do sagrado, na experiência espiritual.”, explica Edgar.

Os lançamentos dos livros da EDUFPI voltam a acontecer na tarde do domingo (02/06) com os títulos “Violência sexual contra meninas” e “Ensino de Matemática: os professores e suas concepções”.