Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Artesanato da Feira Agroecológica da UFPI participa do Salão do Livro do Piauí
Início do conteúdo da página

Artesanato da Feira Agroecológica da UFPI participa do Salão do Livro do Piauí

Imprimir
Última atualização em Sábado, 01 de Junho de 2019, 18h38

Todos20190601174815

O Artesanato da Feira UFPI participa pela segunda vez do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), expondo os produtos das artesãs e abrindo espaço para divulgação dos seus trabalhos. A exposição dos artesanatos é um dos projetos que a Feira de Base Agroecológica realiza. Hoje, sábado, as confecções estão sendo expostas em paralelo à programação do SALIPI.

Joelfa Farias e Fabiola Alves são Afro-Empreendedoras na Quitanda das Pretas. A proposta da Quitanda é resgatar e dar visibilidade à ancestralidade africana através dos produtos que confeccionam. Pautam discussões sobre empoderamento feminino e autoestima. “Saudamos nossa religião de raiz africana que é a Umbanda e o Candomblé. Não só comercializamos produtos como também fazemos oficinas de turbantes e rodas de conversa. Pontuamos a questão da intolerância religiosa e fomentamos que outras mulheres negras consigam também se tornar afro-empreendedoras e ocupar seu lugar de fala e destaque no mundo. Além disso, trabalhamos com a questão da cura das doenças da alma através dos nossos banhos de ervas, sais de banho e fios de conta”, destaca Joelfa, Afro-Empreendedora.

Quitanda20190601173806

Afro-Empreendedoras, Joelfa Farias e Fabiola Alves

Com espaço para as mais criativas e variadas formas de produção, o Artesanato da Feira UFPI atua como estímulo para autossuficiência e independência financeira, em especial, das mulheres.

Adriana Borges, mais conhecida com Drika Maria, também é expositora e trabalha confeccionando bonecas de pano representativas. “Faço bonecas com estampas africanas e nordestinas. Estamos no SALIPI através da Feira UFPI. A feira agroecológica envolve produtos orgânicos e o artesanato bem diferenciado. Estar participando do SALIPI é uma grande honra, porque divulgamos nosso trabalho e falamos um pouco sobre agroecologia. A maioria das participantes são mulheres que trabalham e tem algo de sustentável dentro dessa Feira”, declara Drika Maria.

Adriana20190601174147

Drika Maria, artesã de bonecas de pano representativas

 

Mais fotos:

quita20190601175046

Boneca20190601174419

boneca maria20190601174636

 

Fim do conteúdo da página