Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote realizam abertura do SALIPI 2019

UFPI e Fundação Quixote realizam abertura do SALIPI 2019

Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h27

Na noite desta sexta-feira (31), aconteceu a abertura da 17ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), realizado pela Fundação Quixote e Universidade Federal do Piauí (UFPI). A cerimônia ocorreu no Cine Teatro da Universidade e contou com presenças de peso, dentre elas, a Homenageada deste ano, Profa. Cecília Mendes.

Serão 10 dias com uma programação diversificada voltada para literatura, arte e cultura, com feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, espaço infantil e para fechar a 17ª edição, o público vai assistir ao show do cantor Geraldo Azevedo.

LRM_EXPORT_121046901324363_20190601_094422826 (1).jpg

Dispositivo de honra

A abertura oficial contou com o dispositivo de honra composto pelo reitor da UFPI,  Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes,  a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, da UFPI, o Prof. Kássio Gomes, presidente da Fundação que realiza o evento, Edilva Barbosa, diretora administrativa da Fundação Quixote, Zózimo Taveres  e a Prof.ª Cecília Mendes.

Com o tema “A leitura engrandece a alma”, em 2019 o SALIPI ainda lembra o centenário de importantes obras brasileiras, são elas: Pandora, de Da Costa e Silva, Cidades Mortas, de Monteiro Lobato e Carnaval, de Manuel Bandeira.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 15.08.54.jpeg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O XVII SALIPI já é realizado pela sexta vez na Universidade Federal do Piauí, onde conta com espaço e estrutura adequados para a montagem de estandes e acolhimento de milhares de pessoas.

O Prof. Dr. José Arimatéia afirma a honra e importância de receber o evento nas instalações da Universidade, tanto para o público externo, que irá contar com grande espaço, como para a comunidade universitária. “Essa parceria com a Fundação é muito importante porque abrimos as portas da Universidade, principalmente para os mais jovens, que serão os futuros estudantes da UFPI. E aqui nós também temos um público maior para o Salão do Livro, que a cada ano tem sido revitalizado”, explana.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 15.10.03.jpeg

Prof. Cecília Mendes

A homenageada deste ano, Profa. Cecília Mendes, é também escritora, poeta e artista plástica. Ao descrever a emoção em dar nome ao SALIPI 2019 ela fala: “Nunca pensei em receber tal homenagem e me sinto muito feliz e grata por ter sido escolhida”. Ela ainda destaca que o SALIPI vem para “incentivar o gosto de ler, e não apenas ler, que é diferente. E todos os projetos que são desenvolvidos dentro desse evento visam isso e muito mais, porque também valoriza a arte e a música”. Confira o discurso da professora na íntegra aqui.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 15.09.21.jpeg

Prof. Kássio Gomes

O Prof. Kássio Gomes, ressalta, em nome da Fundação Quixote, que o SALIPI deste ano é o mais plural de todas as edições e conta com uma novidade: o  Salipinho.”Essa, sem dúvidas, é uma edição muito especial. Primeiro porque nós trouxemos de forma mais intensa um público jovem para o evento e criamos o Salipinho, que é o grande diferencial desta edição, para atender o público infanto juvenil, que sempre marcou forte presença. Os jovens podem contar com a presença de figuras do Youtube e escritores que abordam temas que interessam a eles”, afirma.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 15.15.53.jpeg

Banda Som do Piauí

A solenidade de abertura foi encerrada com apresentação da banda Som do Piauí, formada por artistas que cantam músicas piauienses imortalizadas por grandes artistas nacionais. O presidente da Fundação Quixote destaca ainda que o objetivo do SALIPI é também valorizar e levar a cultura piauiense à população, além de informação, por meio de debates e palestras. Em 2019, o evento conta com a presença dos seguintes palestrantes: a escritora e filósofa Djamila Ribeiro; Paula Pimenta, escritora juvenil; Joice Berth, escritora; Marçal Aquino, Xico de Sá e Chico José, ambos jornalistas e escritores.

Também estiveram presentes na cerimônia o Prof. Luiz Homero, coordenador do SALIPI, a superintendente de Comunicação, Prof.ª Dr.ª Jaqueline Dourado, o grande entusiasta e incentivador do evento, Salgado Maranhão, o presidente da Academia de Medicina do Piauí, Dr. José Itamar Abreu Costa, além dos pró-reitores, diretores, coordenadores.

Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI no Salipi

A participação da Universidade Federal do Piauí ( UFPI) deste ano no Salipi será mais abrangente. A instituição vai apresentar, durante os 10 dias de evento, projetos, atividades, além de lançamentos de livros e gibis.

Os projetos de extensão da UFPI farão parte da programação do Salipinho, com três projetos: Contação de História “Romeu e Juliente”; “Oficina de Pintura”, ambos desenvolvido pelo PET Pedagogia e coordenado pela Profa. Dra. Hilda Mara e projeto de extensão "Cantos e Encantos Mirins: Espaços Culturais e Artísticos de Desenvolvimento e Cidadania".

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia de Sales, além da participação no espaço Salipinho, a UFPI levará ao público em geral exposições de artesanato do projeto de extensão da Feira UFPI; lançamentos de publicações de extensão, com relatos de experiências exitosas no contato com a comunidade, e o gibi Dr. Piau, desenvolvido pelo projeto de extensão "Proteção, Convívio e Bem Estar dos Animais", sob coordenação do Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues.

O maior evento literário e cultural do Estado do Piauí acontece entre os dias 31 de maio e 9 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI. Os visitantes contarão com estandes de vendas, palestras, bate-papo literário, lançamento de livros da Editora da UFPI (EDUFPI) e apresentações artísticas e culturais.

Confira mais fotos

IMG_2050 (1).jpg