Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3° Festival Internacional de Bonecos acontece em junho na UFPI

3° Festival Internacional de Bonecos acontece em junho na UFPI

Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 12h09

gdhd20190531105944

A Universidade Federal do Piauí divulga o 3° Festival Internacional de Bonecos do Piauí, que acontece de 10 a 15 de junho, em Teresina. Este ano, o evento traz grupos de Portugal, Chile e Argentina, além de receber atrações do teatro popular de bonecos de diversas regiões do Brasil.

O homenageado desta edição será o mestre Afonso Miguel Aguiar, pioneiro na vertente do Mamulengo piauiense, fantoche típico do Nordeste brasileiro que retrata situações cotidianas, geralmente de forma cômica. Falecido em abril deste ano, o mestre iria ser uma das atrações do Festival. Chagas Vale, profissional do teatro de bonecos e idealizador do evento, fala sobre a a homenagem. “Mestre Afonso morou muito tempo fora, conheceu toda a Europa trabalhando com o teatro de bonecos, e teve forte influência entre as gerações. Não fez outra coisa na vida. Muito cedo descobriu a vocaçãe, desde adolescente, montava os Mamulengos”. A homenagem será composta por uma apresentação teatral de bonecos, feita pela filha do mestre, Mariana Aguiar, e demais familiares.

mestre bonequeiro20190531110313

Festival presta homenagem ao mestre Mamulengueiro piauiense Afonso Miguel Aguiar

A UFPI é parceira do projeto e, além de compartilhar espaços, contará com a performance de estudantes do Curso de Artes Visuais. A Profa. Ma. Lúcia de Fátima Couto, docente de Artes Visuais e representante do Festival Internacional na Universidade, está fazendo o treinamento das atividades com os alunos. “O Curso de Artes integra o Festival como participante. Os alunos de Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana participarão com uma dança, nomeada ‘A Flor do Mamulengo’.  os de Teatro e Formas Animadas vão trabalhar com bonecos gigantes”. O evento é cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI e renderá certificado de participação aos acadêmicos. A gente está se empenhando porque a participação dosalunos é muito importante. Há muito tempo trabalho com Teatro de Bonecos e é bom a presença de todos para dar um respaldo maior ao projeto”, finaliza a professora.

DSC 147420190531111925

Profa. Ma. Lúcia de Fátima Couto é representante do Festival Internacional na UFPI

O 3° Festival Internacional de Bonecos é aberto ao público. Na programação, estão previstas apresentações na UFPI, em colégios de Teresina, e demais lugares da capital. Confira a agenda completa:

WhatsApp Image 2019 05 30 at 11.33.2220190531105345

Público contará com entrada franca para toda a programação